A evolução do mercado de Marketing Digital: solo promissor para as Martechs
Com um mercado super aquecido durante a pandemia do COVID-19, grandes empresas e agências viram na alta demanda de transformação digital a necessidade de acompanhar as mudanças do cenário e, sobretudo, entregarem soluções que agreguem ainda mais valor aos clientes nesta etapa do processo, fazendo com que criatividade, tecnologia e resultados caminhassem lado a lado, tornando-se um terreno valioso para as Martechs.
Um salto no tempo do digital
Que o Marketing Digital vem forçando os players dos mais variados setores do mercado a adaptarem-se ao universo digital não é nenhuma novidade, mas com a pandemia esse passo ficou ainda mais rápido.
Segundo o Covid 19 Engajament Report da Twilio, o efeito pandêmico (2020-2021) fez com que as estratégias de comunicação das empresas tivessem um salto de 6 anos quando falamos de transformação digital, tornando-se uma ação essencial para que continuassem ativas e competitivas no mercado.
Esse processo exigiu uma alta demanda de profissionais qualificados da comunicação e a adaptabilidade de agências para acompanharem esse processo, tendo a necessidade de entenderem o comportamento do consumidor nessa nova etapa e interpretarem as métricas e dados gerados nesse contexto. Propor estratégias eficientes e alinhadas a tecnologia se tornou fundamental.
O foco no cliente/consumidor ficou ainda mais evidente, principalmente em um cenário onde empresas competem por sua atenção. Esse movimento fez com que negócios enxergassem a necessidade de investir parte do orçamento em transformação digital, carecendo do auxílio especializado de profissionais do marketing para uma comunicação personalizada e efetiva.
Com um cenário efervescente, as empresas de diversos setores se viram inquietas na busca por soluções estratégicas que pudessem suprir suas necessidades e auxiliar positivamente com a virada de chave, ao mesmo passo que o mercado do Marketing Digital assumia um lugar de destaque.
Na mesma proporção que ocorreram mudanças constantes no ambiente digital, um conjunto de avanços em direção a novas soluções tecnológicas se intensificava.
Como acompanhamos nesses dois últimos anos, diversas plataformas e aplicativos foram aprimorados ou criados, gerando uma onda de tecnologia que envolvia as frentes mais variadas, como Inteligência Artificial (AI) e Realidade Virtual (VR), bem como a preocupação com a segurança de dados dos usuários e clientes nessas estratégias.
Mas e as agências de Marketing Digital? Como elas se portaram com esse movimento?
O mapa do tesouro das Martechs
Nos últimos anos, o marketing moderno vem exigindo de agências, empresas e profissionais da área por soluções tecnológicas cada vez mais eficientes, forçando sua capacidade de entender as reais necessidades do mercado ao mesmo tempo que estejam alinhadas à estratégia do negócio. Esse alerta acabou se tornando um solo fértil para as potencialidades oferecidas pelas Martechs.
Tendo profissionais multidisciplinares que dominam as expertises do marketing e da tecnologia, as empresas com base tecnológica realizam análise e imersão profunda no cliente, permitindo um fluxo contínuo de aprendizagem e a personalização de um plano, visando entregas com reais benefícios para o core business. Um prato cheio para a assertividade.
Assim como nas demais áreas e setores, as Martechs se viram inicialmente preocupadas com o cenário pandêmico, porém o alerta se tornou um grande catalisador para a consolidação, transformando-se em uma imensa onda digitalizadora de negócios e oportunidades.
Segundo os números trazidos pela parceria entre Hubspot e Martech Tribe, a pandemia elevou o número de tecnologias de marketing, atingindo o patamar de 9.932 soluções, uma crescente que vem ocorrendo ano a ano.
A estimativa de crescimento desse cenário foi de 24% entre 2020 e 2022 e cerca de 6.521% desde 2011. Foram quase 1.000 lançamentos nos últimos dois anos, representando aquisições e transformações de negócios.
Esse panorama intensificou a entrada de SaaS (Software as a Service) no mercado, assumindo uma variedade de formas de vendas. Outro ponto interessante se dá pelo número considerável de Martechs que apostaram no desenvolvimento de aplicativos especializados e integrados a diversas plataformas de marketing, como fica evidente no Martech Map.
Categorias de soluções de marketing que mais cresceram nos últimos dois anos:
- Conteúdo e Experiência (34%)
- Vendas e Comércio (24%)
- Ferramentas ligadas a Gestão (67%)
Nesse ambiente promissor que mescla negócio, marketing digital e tecnologia, fica evidente a necessidade de agências de marketing ligarem o radar, conectando seus clientes e profissionais a soluções eficientes.
Entender o movimento do mercado, traçar estratégias com resultados reais e ser uma empresa com base tecnológica, são práticas adotadas constantemente dentro da DIWE.
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