Análise de dados: como ela pode ajudar a sua empresa a crescer?

DIWE
December 23, 2016
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07 minutos
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Dados e Estratégia

Planejar estratégias e executá-las da maneira adequada é muito importante para aumentar a visibilidade de seus produtos e serviços e fechar negócios, não apenas na área de marketing, mas em todos os campos de uma empresa. A análise de dados é parte fundamental desse processo e deve ser feita constantemente, e não apenas ao final de uma campanha ou de um período. Muitas vezes, porém, passa-se mais tempo coletando os dados do que fazendo uma análise correta e que traga informações importantes para a tomada de decisões. Por isso, listamos algumas dicas sobre como a análise de dados pode ajudar a sua empresa a crescer. Acompanhe!

Faça as perguntas certas

O primeiro passo para usar a análise de dados na tomada de decisões é fazer as perguntas certas para direcionar os esforços de forma eficaz. Quais os objetivos a curto, médio e longo prazo da sua empresa? Há algum problema que precisa ser resolvido de forma urgente? Quais os indicadores de sucesso do seu negócio? Essa é a primeira fase e, provavelmente, a mais difícil, pois orientará todo o trabalho de análise. Fazer as perguntas certas fará com que a sua empresa não empregue tempo e recursos analisando dados que não trarão respostas no futuro.

Identifique padrões na análise de dados

Uma das vantagens de fazer a análise de dados é a possibilidade de identificar padrões no consumo de seus produtos e serviços e, até mesmo, nos hábitos do seu público-alvo. Analisar todo o processo de conversão pode trazer informações muito valiosas, como quais as maiores queixas de seus clientes, em qual etapa do funil de vendas as seus leads se dispersam, qual é o tempo necessário para fechar uma venda, quais os níveis de fidelização de clientes, entre outros. Esses dados são muito importantes para otimizar processos, diminuir custos de aquisição de clientes e aumentar a lucratividade da sua empresa.

Direcione esforços

Saber exatamente quais iniciativas trazem mais retorno é uma excelente maneira de direcionar tempo, equipe e investimentos em marketing para otimizar os ganhos da empresa. Porém, essa decisão não pode ser tomada com base no "feeling". É preciso monitorar e analisar todas as iniciativas que a sua empresa fizer para conquistar e reter os clientes. Defina metas e métricas de sucesso para cada uma delas e acompanhe com frequência. Assim, quando precisar rever o plano de marketing e vendas, você saberá exatamente onde deve concentrar e onde precisa eliminar os esforços para otimizar os investimentos.

Ganhe vantagem competitiva

A análise pode gerar uma enorme vantagem competitiva para a sua empresa. Ao monitorar e analisar todas as etapas do funil de vendas e saber exatamente quais os pontos fortes do seu negócio e quais problemas do seu público-alvo você pode ajudar a resolver, seus esforços estarão direcionados para aquilo que realmente gerará vendas e resultados para a empresa. Você ainda conseguirá monitorar seus concorrentes e, assim, poderá sair na frente ao lançar produtos, serviços e conteúdos que serão extremamente relevantes para o seu público.Ainda não está convencido sobre a importância da análise de dados para o crescimento da sua empresa? Então leia nosso post e veja como a mensuração de dados pode ajudar o seu time de vendas.