Como usar o TikTok na sua estratégia de marketing digital

DIWE
May 6, 2021
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07 minutos
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Marketing

Muitas pessoas estão se perguntando como usar o TikTok, rede social que cresceu muito no ano passado, e que, por isso, começou a fazer parte de muitas estratégias de marketing digital.Caso você não saiba, esse aplicativo permite o compartilhamento de vídeos rápidos, com até 60 segundos. Eles podem ser editados para ter uma música de fundo, dublagens, textos, filtros e até mesmo gráficos.Durante a pandemia, o app ficou ainda mais popular e alcançou 2 bilhões de downloads em todo o mundo.No Brasil, ele já é uma das redes sociais mais utilizadas. Segundo a Oberlo, há mais de 7 milhões de usuários brasileiros cadastrados.Continue lendo o nosso post e saiba mais sobre como usar o TikTok para alavancar o seu negócio.

O crescimento do TikTok no Brasil

Com a pandemia e o isolamento social, os brasileiros passaram a ficar mais tempo nas redes sociais. Segundo a apptuts.net, o tempo médio das pessoas no TikTok é de 52 minutos diários.Além disso, o portal ainda afirma que:

  • 83% dos usuários já criou um vídeo,
  • 41% dos usuários têm entre 16 e 24 anos,
  • 56% são homens,
  • 90% abrem o app ao menos uma vez por dia.

Como usar o TikTok em estratégias de marketing digital?

Todos os dados acima mostram como essa rede social realmente é a nova queridinha dos brasileiros, o que significa que precisa estar inserida na sua estratégia de marketing.A criação de vídeos exclusivos traz várias vantagens para a sua empresa, como:

  • tornar a marca mais conhecida,
  • construir uma presença digital,
  • engajar com mais pessoas,
  • conquistar novos clientes,
  • aumentar o lucro.

Para que tudo isso seja feito, é essencial que você realmente compreenda a sua persona na plataforma e produza conteúdos que sejam relevantes para ela.

Como fazer isso?

O primeiro passo é traçar a sua buyer persona. Veja quantos anos ela tem, quais são os seus interesses, qual tipo de conteúdo que ela consome e como chega até ela.Isso pode ser feito por meio de uma pesquisa com os seus antigos clientes, com pesquisas já existentes no mercado, ou, caso seja necessário, com suposições.É importante frisar que caso sua persona seja alguém de mais idade ou com um perfil muito formal, o TikTok pode não ser a melhor opção.A partir desse levantamento, você conseguirá analisar quais são os conteúdos que chamam atenção e poderá se inspirar, mas sem replicar totalmente.Nós recomendamos que você se atente a alguns pontos principais para criar o seu planejamento de marketing digital:

  • Uso de hashtags: não deixe de colocar hashtags que têm relação com a sua área, isso fará com que mais pessoas achem o seu perfil.
  • Participação em desafios e novas tendências: fique por dentro dos conteúdos que estão bombando na rede e aproveite-os para conquistar novos seguidores.
  • Parcerias com influenciadores: veja quais são os perfis mais seguidos que podem divulgar a sua marca e suas soluções.
  • Evite conteúdos totalmente comerciais: sua estratégia não deve ser apenas comercial, foque na criação de conteúdo engajador e educativo.

Conheça alguns cases de empresas que usam o TikTok

Conheça alguns perfis para ter ideias de publicações e saber como usar o TikTok.

Magazine Luiza

@magaluiiiih, molhou o pé dentro sapato? Trouxe uma dica com esse #Spray que #TemNoMagalu vai mudar sua vida! #Magalu #DicasDaLu♬ som original - Lu do Magalu 🙋🏻‍♀️

A Lu, do Magazine Luiza, traz receitas novas e dá dicas, aproveitando para divulgar de forma bem sutil os seus produtos.

Netflix

@netflixbrasilNunca mais digam que eu não respondo vocês 🥵 #NetflixBrasil♬ som original - Netflix Brasil

A Netflix é conhecida pelo seu humor ácido e no TikTok não é diferente. Ela dá dicas de filmes, mostra seus atores e, claro, interage com os seus seguidores.

Shopee

@shopee_brFacilitando seus dias com esse Mini Teclado 🗣 Comenta qual música você colocaria 👇🧡 Link do produto na bio #lifehack #review #fyp #blackpink♬ original sound - Shopee Brasil

Divulga alguns produtos de forma bem humorada e contextualizada. Mostra, ainda, seus clientes que ficaram felizes com alguns achados.Agora você já tem tudo que precisa para traçar a sua estratégia. Dê o primeiro passo criando a sua buyer persona e se inspirando em vídeos nessa rede social. Não deixe de usar hashtags e de participar de desafios.Você quer saber mais sobre como usar o TikTok na sua estratégia de marketing digital? Então não pode perder o nosso podcast sobre o assunto. Escute agora e torne-se um TikToker de primeira!