Não é só um post! Descubra como fazer um planejamento de marketing para redes sociais

DIWE
January 14, 2021
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07 minutos
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Marketing

Bilhões de pessoas em todo o mundo utilizam mídias sociais diariamente - basta observar as pessoas que estão ao seu lado para constatar isso!Diante de todo esse fascínio que exercem em seu consumidor, claro que são ferramentas perfeitas para gerar interesse e fazer negócios, se posicionar como autoridade em seu segmento, gerar leads e nutrir o relacionamento com seus clientes. No entanto, para que sua empresa consiga resultados positivos não basta criar posts visualmente bonitos e obter comentários. É preciso elaborar um planejamento de marketing eficiente que considere as particularidades de cada canal.Quer saber como? Confira as dicas neste blog post e saiba como criar um planejamento para redes sociais de sua empresa.Importância do planejamento para redes sociaisExistem várias redes sociais disponíveis, todas elas disputando a atenção dos usuários. Para obter todas as vantagens que oferecem, no entanto, é preciso ter uma presença consistente e pensada para cada um desses canais. É aí que entra o planejamento de marketing. Confira as dicas para elaborar o seu.

  1. Defina os objetivos

Todo planejamento começa com a definição dos objetivos e, quando falamos em mídias sociais, você pode:

  1. Fortalecer a marca
  2. Vender mais produtos
  3. Aumentar a base de leads
  4. Criar engajamento

Mesmo sendo todos importantes, o ideal é reconhecer o momento que sua empresa se encontra e escolher um deles. Aos poucos, você poderá trabalhar cada um deles.

  1. Estabeleça os indicadores de desempenho

Os KPIs (Key Performance Indicators) são variáveis que indicarão como está o andamento de seu planejamento, devendo ser selecionados conforme o objetivo que deseja ser atingido. Conheça alguns indicadores:

  1. Número de fãs ou seguidores
  2. Tráfego para o site proveniente de redes sociais - conversões na Landing Page
  3. Quantidade de conversões ou vendas
  4. Aumento de alcance médios das publicações
  5. Engajamento - número de curtidas, compartilhamentos e comentários
  1. Identifique suas personas

Estabelecidos os objetivos e as métricas de desempenho chegou a hora de definir quem é seu público-alvo. Dados demográficos como faixa etária e localização são importantes, mas o que torna sua abordagem mais assertiva são os dados comportamentais (hábitos, dores, preferências, etc).A partir de características reais de seus clientes, crie sua persona e elabore conteúdos que se conectem com suas características e necessidades.

  1. Escolha as redes sociais e defina a frequência de postagem

Escolha aquelas com as quais o seu público interage com mais frequência e depois estude as particularidades das mídias selecionadas para obter os melhores resultados possíveis.Avalie a frequência ideal, analisando o perfil de sua persona, e faça testes até certificar-se do que é melhor para sua marca. Mas, atenção: após definir o time certo, mantenha a periodicidade escolhida porque essa continuidade garantirá engajamento.

  1. Tenha um cronograma definido

Sem organização será quase impossível manter a constância e qualidade de suas publicações, por isso, elaborar um cronograma é parte essencial de seu planejamento de marketing.

  1. Monitores suas ações

Monitore suas ações e faça testes continuamente para certificar-se de que fez as escolhas mais acertadas.

  1. Avalie seu planejamento de marketing

Estude detalhadamente os resultados obtidos, identificando possíveis erros e, se necessário, revise seus planos e faça os devidos ajustes - não esqueça de registrar todo o processo para histórico e aprendizado de toda a equipe.Neste post mostramos como você pode fazer um planejamento de marketing para redes sociais. Agora, é só colocar em prática.Para isso, aprofunde suas informações lendo artigo que mostra como como construir uma presença digital eficiente para sua marca.