16 Exemplos de Inovação Aberta – O que podemos aprender com eles?

DIWE
September 5, 2022
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20 minutos
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Inovação Corporativa

O artigo que você vai ler agora foi originalmente escrito por Merit Morikawa, publicado por Viima, na data de 20 de novembro de 2016 e tem o título original:16 Examples of Open Innovation – What Can We Learn From Them? A tradução do conteúdo tem o objetivo de fornecer uma visão privilegiada sobre a nova economia, inovação e qual percepção diversos países têm a respeito dos termos e conceitos apresentados. Boa leitura!


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Apesar de anos de hype e inúmeros estudos, muitos ainda consideram a inovação aberta um conceito abstrato.

Embora alguns fatores de sucesso comuns para a inovação aberta possam ser nomeados, há muito a se aprender com as empresas que realmente usam a inovação aberta.

Este post reúne exemplos e aprendizados importantes de uma ampla gama de empresas que usam a inovação aberta de diferentes maneiras.

Algumas delas utilizam a inovação aberta para agregar valor ao seu hardware, enquanto outras a utilizam para obter mais informações para o desenvolvimento de novos produtos.

open innovation examples


Esses 16 exemplos de inovação aberta devem encorajar e inspirar você a aplicar o conceito ao seu próprio negócio!

Pense nos diferentes tipos de cooperação, principais stakeholders e potenciais colaboradores. Como você os motiva a participar?
Os stakeholders de nossos exemplos de inovação aberta variam de usuários de produtos a empresas menores, que complementam o produto ou ajudam a resolver seus problemas, até cientistas e indivíduos que desejam participar para aprender novas habilidades e obter uma experiência valiosa.

1. Quirky - Ideias de produtos de crowdsourcing a serem fabricados

Você já deve ter ouvido falar da Quirky, uma plataforma de invenções liderada pela comunidade. O conceito por trás da Quirky é que você pode colocar sua ideia de produto na Quirky e outros membros da comunidade Quirky podem comentar e contribuir com sua ideia.

Se a ideia for boa e ganhar força, ela pode ser ainda mais desenvolvida por pessoas na Quirky.

A comunidade Quirky

Os membros da Quirly têm uma ampla gama de habilidades especiais, para que você possa colaborar com aqueles que complementam seu conhecimento. Assim, o produto pronto é desenvolvido pela comunidade.

Os melhores produtos da plataforma são escolhidos pela Quirky para fabricação e vendidos na Quirky store. O processo neste momento é financiado pela Quirky, portanto, ter sua própria empresa e recursos não é crucial para o sucesso do seu produto.

Mas por que as pessoas compartilhariam seus conhecimentos e desenvolveriam ideias que são fabricadas e vendidas pela Quirky?

  • Você pode divulgar sua ideia de produto com muito menos esforço. Se você deseja tornar sua ideia realidade, a Quirky oferece uma maneira simples de fazer isso.
  • Você pode aprender e usar seu talento para adquirir mais experiência para colocar em seu currículo e talvez estar um passo mais perto do emprego dos seus sonhos.
  • Se o produto for um sucesso, você pode ganhar dinheiro fazendo parte do seu desenvolvimento. Se a ideia for originalmente sua, você poderá receber royalties dependendo do sucesso. É isso que torna o Quirky uma plataforma ativa com uma comunidade ativa.


Dicas práticas

O ensino prático do exemplo da Quirky é que existe uma maneira de fazer as pessoas pensarem para você, mesmo de graça.

Ao avaliar problemas com os quais muitos têm que lidar ou ao criar tarefas desafiadoras, as pessoas se motivam a colaborar com você. Para cultivar essa colaboração e criar uma comunidade ativa, uma presença online interessante ajudará muito a garantir que as pessoas o encontrem.

2. Samsung – Diversos tipos de colaboração

Mesmo que você possa reconhecer a Samsung por várias condenações de casos de plágio, a Samsung também foi qualificada como uma das grandes empresas mais inovadoras da atualidade. É claro que a Samsung tem uma importante unidade interna de pesquisa e desenvolvimento, mas a empresa também é uma orgulhosa defensora da inovação aberta e faz colaborações de inovação aberta, especialmente com startups.

A diferença da colaboração de inovação aberta da Samsung é que a empresa a divide em 4 categorias.

As quatro categorias são descritas como sendo as "quatro pernas das atividades de inovação aberta" na Samsung.
As 4 categorias de colaboração:

1. Parcerias

2. Empreendimentos

3. Aceleradores

4. Aquisições

As parcerias são essencialmente colaborações entre empresas, como startups no Vale do Silício. Normalmente, as parcerias visam novos recursos ou integrações nos produtos existentes da Samsung.Os empreendimentos podem ser descritos como investimentos em startups em estágio inicial. Esses investimentos podem trazer receita em caso de saídas, mas também fornecer acesso a novas tecnologias das quais a Samsung pode aprender e se beneficiar. Por exemplo, a Samsung investiu na Mobeam, uma empresa de pagamentos móveis.Os aceleradores fornecem às startups um ambiente inovador e capacitador para criar coisas novas. A Samsung oferece a essas startups um investimento inicial, instalações para trabalhar e alguns recursos de seu vasto repertório. A ideia é que os produtos oriundos das startups internas possam se tornar parte do portfólio de produtos da Samsung ao longo do tempo ou apenas servir como experiências de aprendizado para a empresa.As aquisições visam trazer startups que trabalham em inovações que estão no centro das áreas estratégicas da Samsung para o futuro. Essas aquisições geralmente permanecem como unidades independentes e podem até mesmo ingressar no programa de aceleradores.

Colaborações com Startups

Como exemplo da colaboração da Samsung com startups, a Samsung adquiriu uma empresa de IoT chamada SmartThings para obter uma plataforma de IoT sem ter que gastar dinheiro e tempo em pesquisa e desenvolvimento.

A Samsung vê potencial no setor de IoT e o vê como uma parte estrategicamente importante de seus negócios futuros e, portanto, uma área em que deseja ser precursora.

A SmartThings ainda continua a operar como uma startup independente alimentada com os recursos de uma grande empresa. Com o investimento, potencial e eletrônicos domésticos da Samsung, a SmartThings pode realmente ser desenvolvida como parte integrante dos produtos Samsung, criando novas possibilidades de IoT para residências.

Estação de tremDescrição gerada automaticamente


Dicas Práticas

Ao colaborar com startups, a Samsung pretende se beneficiar da variedade de inovações que as empresas menores já criaram. Essas empresas costumam ter produtos que podem complementar ou ser integrados aos produtos da própria Samsung, criando valor para ambas as partes.

Por outro lado, o tipo de empresa que visa inovações que exigem altos investimentos iniciais normalmente são mais bem investidas ou apenas adquiridas.

Portanto, o principal ponto de aprendizado do caso da Samsung é que diferentes tipos de empresas em diferentes estágios de sua vida oferecem diferentes tipos de possibilidades. Você deve identificá-las e descobrir os métodos que melhor correspondem aos diferentes tipos de oportunidades.


3. Local Motors - Cocriação em uma comunidade

A Local Motors ativa sua comunidade aberta por meio de sua plataforma de cocriação. Os veículos projetados são então fabricados através, por exemplo, da impressão 3D.

A peça-chave no desenvolvimento de produtos da Local Motors é a sua plataforma de inovação completamente aberta. Você nem precisa estar registrado no site da plataforma para ver os novos designs que a comunidade imaginou.

Como na maioria das outras empresas de inovação aberta, as inovações são cunhadas por meio de desafios de inovação aberta, como o desafio LITECAR.

Em 2015, a Local Motors fez um Desafio de Mobilidade Urbana: Berlim 2030, cujo objetivo era vislumbrar o futuro do transporte em Berlim. Agora, uma das soluções de transporte imaginadas já viu a luz do dia. É um dos produtos de cocriação mais conhecidos da Local Motors, Olli, o ônibus inteligente autônomo.

Além de ser autônomo, o Olli também funciona pelo celular. Você pode escolher suas rotas pelo Olli ou até mesmo criar novas. O Olli não é apenas uma visão de um futuro distante, na verdade está chegando às ruas de Washington D.C.
Como outros designs, o Olli foi desenvolvido através do site de cocriação após o design inicial. Você pode, de fato, ver as conversas e ideias que a comunidade postou lá. O site ainda tem desenvolvimento contínuo: Atualmente, eles estão procurando soluções para melhorar a interface universal e para o desenvolvimento de uma suspensão superior.

Ônibus de transporte públicoDescrição gerada automaticamente


Dicas práticas

A Local Motors se posicionou como uma empresa de inovação aberta em uma indústria que tradicionalmente é tudo menos aberta.

A empresa realmente desafia os colaboradores a fazer a diferença e fazer parte da mudança. Isso faz com que eles se destaquem de seus concorrentes. O fato de essa abertura ser claramente uma parte fundamental da Local Motors faz com que as pessoas vejam que a inovação aberta não é apenas um truque de marketing, mas está no cerne da maneira como eles trabalham.

Esse posicionamento e abertura são uma ótima base para se destacar e construir colaborações. Como resultado, a Local Motors se beneficia de uma comunidade ativa e motivada.

A comunidade é uma grande defensora da empresa. Portanto, para criar uma comunidade engajada, você precisa ter certeza de que está comprometido o suficiente para que as pessoas realmente acreditem em suas iniciativas.

4. Projeto Genomas Unidos – Abertura Acelerando a Ciência

A maior parte da pesquisa e desenvolvimento na medicina ainda é feita de forma tradicional, cara e lenta. O Projeto Genomas Unidos (United Genomes Project - UGP) foi criado para resolver esse problema. O projeto usa a inovação aberta para criar inovações médicas revolucionárias na África por meio de seu banco de dados genético de código aberto.

Obter conhecimento de diferentes genomas é importante, porque dependendo do seu DNA, diferentes medicamentos funcionam de maneira diferente em seu corpo. Embora as formas tradicionais de pesquisa e desenvolvimento medicinal não apoiem medicamentos personalizados, o UGP apoia. Ele possibilita que profissionais médicos africanos e aspirantes a profissionais usem esses dados abertos para criar inovações.

A ideia para o UGP surgiu do fato de que o fundador, o próprio Geoffrey Siwo, fez uma descoberta médica inovadora com a ajuda dos bancos de dados da Internet enquanto era estudante de graduação no Quênia.

A descoberta não teria sido possível sem os recursos e informações on-line, pois ele não tinha meios de obter esse conhecimento através de métodos de pesquisa caros. Alguns cientistas têm recursos para coletar dados genéticos, mas outros não. No entanto, a necessidade de novos medicamentos não tem limites.

Dicas práticas

O UGP permite que a inovação aberta mais barata ocorra em qualquer lugar, e isso pode desencadear inovações médicas revolucionárias. Também é importante notar que, como a diversidade (geográfica ou não) é boa para uma inovação bem-sucedida, a inovação aberta possibilita a participação de literalmente qualquer pessoa com habilidades adequadas, como nos ensina a experiência pessoal de Siwo.

O que isso nos ensina?

O mais importante é o fato de que a inovação aberta poderia acelerar drasticamente a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação.

Além disso, esse tipo de iniciativa, ou seja, trabalhar por uma boa causa, traz muitos benefícios para a empresa. Um deles é, claro, a boa relação pública que esse tipo de iniciativa provavelmente gera. No entanto, apenas a possibilidade de fazer a diferença já é um grande motivador para seus funcionários.

5. Lego - Criando novos produtos a partir de ideias da comunidade

Lego é outro exemplo de como o engajamento de seus usuários cria mais valor. A Lego ativa seus usuários por meio do site Create and Share, bem como do Lego Ideas. O Create and Share permite que os membros da comunidade Lego compartilhem seus designs e fotos de Lego, enquanto o Ideas realmente visa novos lançamentos de produtos. Como exemplo, o conjunto mini-Big Bang Theory Lego é um produto baseado em ideias da comunidade que se originou no Lego Ideas. Quando a quantidade de apoiadores chega a 10 mil, a Lego avalia se o design e o produto podem chegar às lojas sob o rótulo Lego Ideas. A ideia para o mini-Big Bang Theory foi apresentada há mais de 2 anos e o projeto levou mais de 10 meses para ir do site para a produção.

Lego Blog Image (1)


Quando as ideias do produto são aprovadas para produção, os membros da comunidade que idealizaram o produto também recebem uma compensação monetária. O mini-Big Bang Theory é apenas um exemplo. Os produtos mais recentes que ainda não foram lançados na série Lego Ideas são, por exemplo, o conjunto temático Hora de Aventura e o conjunto the Beatles - Yellow Submarine. A comunidade fornece à Lego milhares de novas ideias anualmente, o que significa que a Lego tem um fluxo constante de ideias gratuitas que as pessoas já estão esperando para comprar. Essa abordagem de inovação aberta em sua fase de design de produto é considerada uma das principais razões pelas quais a Lego é uma marca de sucesso. Isso foi, definitivamente, uma das coisas que salvou a marca e a fez permanecer no topo do mercado.

Dicas práticas

Se você fabrica produtos diretamente para os consumidores, tente ativar seus usuários para ajudá-lo a criar produtos que atendam aos desejos deles.

Quando os usuários interagem uns com os outros e dizem o que eles gostariam de ver nas prateleiras das lojas, você provavelmente tem uma demanda pronta e pode economizar muitos recursos em pesquisa de mercado e reduzir o risco inerente em pesquisa e desenvolvimento.Fazer com que suas vozes sejam ouvidas pode construir uma base de usuários comprometidos. Apenas certifique-se de ter a capacidade de implementar pelo menos algumas das ideias mais populares e comunicar isso bem para que seus clientes possam sentir que realmente causaram impacto.

A ativação e a participação do usuário podem agregar valor a você ou você está em um mercado que exige uma abordagem diferente?

Vale ressaltar que o mesmo modelo de ativação de usuário pode não funcionar tão bem em outros tipos de ambientes, como em alguns contextos B2B (Business-to-Business) com uma base de clientes menor.

6. Mozilla – Motivando a comunidade

Uma coisa que raramente se conecta com a inovação aberta é o desenvolvimento de código aberto.Quando você pensa sobre isso, o desenvolvimento de software de código aberto é uma inovação aberta: no desenvolvimento de software de código aberto, o código-fonte de um produto é aberto e praticamente qualquer pessoa com habilidades decentes pode fazer parte do seu desenvolvimento.O desenvolvimento de software de código aberto normalmente tem como objetivo final a realização de produtos gratuitos em que qualquer pessoa pode contribuir. Isso significa que você consegue que diversas pessoas em todo o mundo se envolvam nos projetos.

Mesa com cadeirasDescrição gerada automaticamente com confiança baixa


A Mozilla é um ótimo exemplo desse tipo de desenvolvimento de software de código aberto. Seu produto é o navegador Firefox, desenvolvido pela comunidade mundial de codificadores e outros profissionais da Mozilla. A empresa tem estado na vanguarda no avanço desse tipo de desenvolvimento de produtos, e as atividades de desenvolvimento são realizadas por sua comunidade, onde há voluntários e funcionários pagos.As pessoas são motivadas a serem voluntárias na Mozilla porque é uma grande experiência de aprendizado, elas fazem parte de uma comunidade e podem participar de seus eventos.Se você deseja participar do desenvolvimento do produto Mozilla, é fácil. Como primeiro passo, você pode começar com pequenas coisas para se envolver, como relatar bugs. Mais informações sobre as diferentes formas de participação podem ser encontradas no site da Mozilla. Além de ser voluntário, você também pode se candidatar a estágios e vagas de emprego. Dessa perspectiva, a Mozilla é o meio termo entre uma associação sem fins lucrativos e uma empresa.

Dicas práticas

O que podemos aprender com a Mozilla é definitivamente a importância de promover uma comunidade. Como há muitos exemplos sobre os benefícios das comunidades de inovação aberta, também vale a pena aprender com as comunidades de código aberto.Você poderia se beneficiar delegando partes de sua pesquisa e desenvolvimento para criar esse tipo de comunidade? Pessoas talentosas se juntam às comunidades da Mozilla para aprender, adquirir experiência, conhecer pessoas, contribuir com o produto e talvez até ser contratada em algum momento. Parece que as ofertas da Mozilla para os membros da comunidade estão em ordem. Então, pense em como você pode motivar e promover sua comunidade. O que você poderia oferecer para fazer as pessoas ficarem animadas e participarem?

7. Facebook - Usando Hackathons para gerar novas ideias

Há um exemplo interessante de inovação aberta interna no Facebook. No Facebook, eles organizam hackathons para seus funcionários. A ideia desses hackathons é que os funcionários gerem novas ideias e inovações e façam versões iniciais delas. Esses hackathons não são apenas para desenvolvedores, mas para qualquer pessoa dentro da empresa. A questão é que você trabalha com algo com o qual não trabalha diariamente. Argumenta-se que fazer coisas diferentes do que são feitas no seu dia a dia de trabalho e gostar de fazer a diferença dentro da empresa é o que gera o pensamento criativo “fora da caixinha”. Claro, você também não pode menosprezar o efeito da diversidade nesses hackathons.

Facebook Hackathon


Desenvolvedores e arquitetos podem ter certas maneiras de pensar, por isso as coisas se tornam interessantes quando você obtém ideias, por exemplo, de pessoas que trabalham no departamento financeiro ou de marketing.Quando seus funcionários se encontram com todos os departamentos e transpõem outras barreiras que normalmente existem, eles transmitem conhecimento tácito, senso de espírito de equipe por toda a empresa e constroem relacionamentos significativos dentro de sua organização.Tudo isso acontece enquanto os funcionários estão criando algo novo para sua empresa. Quando esse tipo de colaboração é comum na sua organização, você também cria uma cultura centrada em inovação de produto para seu local de trabalho.

O Recurso da Bandeira do Orgulho

Esses hackathons são bastante produtivos para o Facebook. Existem muitos exemplos de recursos que tomaram parte nesses hackathons. Por exemplo, o botão de curtir, o bate-papo ao vivo e a linha do tempo do Facebook são ideias que surgiram dos hackathons. O recurso de bandeira do orgulho, que permitiu que você modificasse sua foto de perfil para apoiar a comunidade LGBTQIA+, foi criado em um hackathon do Facebook. A ideia foi cunhada por dois estagiários. Através do hackathon, o recurso rapidamente se espalhou pela empresa e acabou sendo liberado para uso público. Este exemplo mostra que seu cargo não necessariamente importa quando se tem uma ótima ideia.

Dicas práticas

Inclua todo o seu corpo de funcionários.

Se seus funcionários são trabalhadores do conhecimento e você os paga por seu pensamento criativo, faz sentido incluir todos eles no processo de inovação de novos produtos e recursos. Qualquer pessoa pode ter uma ideia inovadora e vale a pena ouvi-la. Utilizar-se da inovação aberta internamente tem benefícios de curto e longo prazo. No curto prazo, você pode obter novas ideias para desenvolver seus negócios e, no longo prazo, a inovação aberta interna pode ser uma ótima ferramenta para motivar seus funcionários e impulsionar o desenvolvimento de seus pensamentos e habilidades. Você deve ser capaz de ensinar essa forma de resolver problemas de maneira criativa e proativa para todos os seus funcionários. E lembre-se, nem todas as ocasiões internas de inovação aberta precisam ser hackathons que duram o fim de semana inteiro, você também pode ter muitos dos benefícios dessa prática realizando desafios de ideias mais curtos.

8. GE - Conectando-se com jovens talentos

A GE é famosa por seus desafios e iniciativas de inovação aberta em sua página de inovação aberta. Esses desafios visam a inovação aberta externa e novas ideias. Por meio desses desafios, a GE se familiariza com futuros talentos em potencial por todo o mundo. Os prêmios desses desafios são muito atrativos para jovens profissionais e estudantes e incluem:

  • Bolsas de Estudo
  • Prêmios em dinheiro
  • Oportunidades de trabalhar com a GE no projeto em questão
  • Estágios remunerados

O benefício disso é que a GE obtém conexões com jovens talentosos, além do trabalho de inovação em desafios de inovação aberta. Os desafios de inovação da GE e as possibilidades que eles oferecem também afetam a imagem do empregador da GE de forma positiva. Por exemplo, o desafio Unimpossible Missions: The University Edition (em tradução livre: Missões Não-Impossíveis: Edição Universitária) foi claramente direcionado para alunos criativos, com um certo nível de habilidades técnicas e um claro desejo de ser recrutado. Por meio do desafio, a GE buscou fazer com que três alunos inteligentes e criativos fizessem seu estágio na empresa.

Dicas práticas

A inovação aberta pode ser usada como uma forma de se conectar com jovens profissionais talentosos e recrutar novos talentos para a empresa. Os desafios de inovação para indivíduos e universidades podem ser uma boa maneira de se fazer isso. Eles permitem que você veja o potencial de jovens talentos através de um ângulo muito mais amplo do que em uma entrevista de emprego regular, entrevista por case ou até mesmo com exercícios para levar para casa.

9. Moodle - Beneficie-se de uma grande comunidade de compartilhamento

O Moodle é uma plataforma de aprendizado que muitas universidades e outros educadores usam em todo o mundo. A própria empresa é originária da Austrália e é totalmente de código aberto. Isso significa que há uma comunidade aberta por trás do Moodle e a plataforma é gratuita para qualquer pessoa usar, por isso escolas, universidades e outros educadores o preferem. O Moodle surgiu originalmente no início deste milênio, quando as escolas começaram a usar mais tecnologia. Portanto, havia um grande espaço de mercado inexplorado para esse tipo de solução. O que faz o Moodle funcionar é o fato de seus usuários criarem valor para a empresa a todo momento. São mais de 70.000 sites cadastrados que possuem mais de 10.000.000 de cursos na plataforma com quase 90.000.000 de usuários no total. Isso é mais do que toda a população da Alemanha! A distribuição do Moodle é bastante boa, por isso não é necessário comercializar seu produto tanto quanto as empresas emergentes do mesmo campo. A plataforma também possui um roteiro de desenvolvimento aberto para que todos possam ver a direção futura do produto, o que dá mais confiança ao fazer a escolha de começar a usá-lo.

Dicas práticas

Mesmo que o timing do Moodle tenha sido certeiro e isso tenha desempenhado um grande papel no sucesso da plataforma, o principal fator de sucesso da perspectiva da inovação aberta é que o Moodle tem uma grande comunidade de compartilhamento que gera novos usuários, bem como um roteiro de desenvolvimento aberto. Assim, podemos aprender a criar valor para os usuários por meio de usuários especialistas, como universidades. O Moodle oferece a plataforma que educadores de qualidade usam em todo o mundo para entrar em contato com seus alunos e se comunicar com eles. Isso facilita sua divulgação. O Moodle foi classificado como o melhor sistema de gerenciamento de aprendizado porque está:

  • Sempre atualizado por ser de código aberto
  • Traduzido para quase 100 idiomas
  • Com inúmeras funcionalidades, o que o torna muito flexível

Além disso, o fato de o Moodle funcionar de forma muito aberta e ter um roteiro de desenvolvimento aberto significa que é confiável: todos sabem o que está acontecendo e quais novos recursos a empresa está prestes a implementar. Vale a pena tirar um minuto e pensar em como você pode ganhar usuários confiáveis e comprometidos que divulgam seu negócio, gerando novos clientes para você.


10. P&G - Ser aberto sobre as necessidades de inovação

A inovação aberta da P&G com parceiros externos resulta em seu site chamado Connect+Develop. Por meio dessa plataforma, a P&G comunica suas necessidades a inovadores que podem acessar informações detalhadas relacionadas a necessidades específicas e enviar suas ideias ao site. A Connect+Develop gerou várias parcerias e produziu produtos relevantes.

A P&G busca soluções para vários problemas o tempo todo.

Como exemplo, a COVERGIRL da P&G pulou um longo processo de pesquisa e desenvolvimento ao fazer parceria com a OraLabs para publicar um novo protetor labial, um mercado que de repente estava em alta. Como tempo é dinheiro, especialmente com produtos da moda, a colaboração com a OraLabs realmente beneficiou a COVERGIRL. Por outro lado, à medida que a P&G comunica suas necessidades abertamente, também cria concorrência para os fornecedores de soluções, o que é uma ótima notícia para a empresa.

Dicas práticas

Deixe os outros saberem quais são suas necessidades e problemas. Isso possibilita que outras pessoas proponham soluções personalizadas para você, o que aumenta a concorrência. No melhor dos cenários, você pode escolher o melhor inovador para sua solução. Expor seus problemas e necessidades também pode trazer ótimas conexões que você não teria encontrado de outra forma.

Estar aberto sobre os problemas que você tem pode ser uma ideia assustadora, afinal, não apenas possíveis colaboradores, mas seus concorrentes poderão ver no que você está trabalhando.


Apesar disso, há grandes benefícios em se abrir sobre suas necessidades para empresas que podem resolver seus problemas. As relações colaborativas também podem durar décadas, acabando por ser úteis em mais de uma ocasião. A P&G geralmente se refere à colaboração com parcerias duradouras como sendo eficientes porque você já conhece minuciosamente as práticas de trabalho de cada um. Além do fato de que ser completamente aberto oferece a melhor chance de obter soluções fora da caixa que você não teria pensado, também é possível criar sua própria comunidade de confiança com a qual você pode compartilhar seus problemas.

11. Nivea - Envolvendo os usuários no desenvolvimento de produtos

O desodorante Black & White da Nivea é um forte exemplo de ativação de usuários ao longo do desenvolvimento de novos produtos, desde a concepção até a implementação. A colaboração íntima e aberta com possíveis empresas parceiras acontece através do pearlfinder da Beiensdorf, que pode ser interessante dar uma olhada. No entanto, o caso real que podemos aprender aqui é o desenvolvimento do desodorante Black & White da Nivea. A ideia do desodorante Black & White da Nivea foi cunhada junto com os usuários da Nivea por meio das redes sociais. A forma como a Nivea colaborou com seus usuários durante todo o processo de pesquisa e desenvolvimento é muito interessante.


Blog image


Eles praticamente disseram: “ok, sabemos que nosso produto atual pode estar ligado a manchas nas roupas. Você poderia compartilhar suas histórias e remédios caseiros para que possamos desenvolver um produto melhor?”Eles basicamente compartilharam que tipo de produto era necessário, o que parecia ser a razão por trás dessas manchas e como elas poderiam ser evitadas. O desodorante B&W resultante tornou-se então o primeiro desodorante do mercado que evita o aparecimento de manchas brancas e amarelas. A Beiersdorf então se associou a uma empresa que encontraram via pearlfinder e desenvolveu, junto com os usuários, o desodorante B&W. Essa admissão de problemas em seu produto poderia ter sido vista como um sinal de fraqueza, no entanto, os usuários foram muito ativos na colaboração com a Nivea e o produto final acabou sendo um grande sucesso.

Dicas práticas

Seus usuários podem ter problemas surpreendentes que você pode resolver. O envolvimento e a ativação do usuário podem ser uma boa ideia para engajá-los a colaborar com você.Mesmo que a colaboração de inovação aberta possa parecer assustadora para você, ouvir as necessidades de seus clientes é senso comum. Portanto, mantenha seus olhos e ouvidos abertos (também online!) para todas as ideias que vêm de seus usuários potenciais e existentes. É claro que a Nivea poderia ter inventado o desodorante invisível Black & White por meios tradicionais, mas provavelmente isso teria custado mais tempo e dinheiro. A Nivea também ganhou visibilidade e clientes engajados ao incluí-los no processo de inovação, o que duplicou o marketing do produto.

A inovação aberta não é apenas uma maneira legal de fazer as coisas. Ela pode trazer grandes benefícios em relação ao custo também.


Você sabe o que seus usuários estão pensando do seu produto?
Talvez haja uma maneira de envolver seus usuários no processo, onde eles fornecem informações úteis sobre suas necessidades, desejos e formas de melhorar seu produto.


12. Philips - O Campus de Alta Tecnologia

A Philips tem uma ampla gama de atividades de inovação aberta. Possui a plataforma, os desafios e ativa seus próprios funcionários a pensar abertamente. A Philips também estabeleceu seu próprio campus de inovação aberta em Eindhoven no ano de 2003. O High Tech Campus está aberto para uma variedade de empresas trabalharem. O local oferece ferramentas para ajudar a acelerar seus negócios e projetos de pesquisa. Basicamente, diz-se que o campus é um Vale do Silício do tamanho de um selo na Europa. A proximidade física permitiu à Philips trabalhar em estreita colaboração com outras empresas de tecnologia e fazer uso da maioria de seus projetos.

Philips Headquarters

Atualmente, o campus funciona por conta própria, mas a Philips ainda se faz presente e continua a ganhar com o espaço físico de inovação aberta. A possibilidade de trabalhar fisicamente juntos criou um ecossistema de inovação em Eindhoven com mais de 140 empresas de tamanhos variados trabalhando em uma mesma área pequena.


Dicas práticas

Criar e estar presente em espaços onde existe a possibilidade de colaborar juntos é ótimo para a inovação aberta. Nada constrói relacionamentos colaborativos e de confiança entre empresas e grupos de pesquisa como a possibilidade de visitar uns aos outros casualmente em seus intervalos para conversar sobre no que você acabou de trabalhar. Mesmo que a tecnologia lhe dê a possibilidade de abrir sua inovação para as massas, a proximidade física ainda é um fator chave para a colaboração individual. No entanto, a proximidade física nem sempre é necessária. As empresas podem ter plataformas ativas para colaboração online e lançar desafios de inovação aberta em todo o mundo. Ainda assim, se você trabalha em estreita colaboração com outras pessoas e deseja estabelecer conexões pessoais próximas, pode se beneficiar desses espaços físicos que permitem encontros concretos. A proximidade com os colaboradores pode ser benéfica para a sua empresa?


13. Apple - Criação de valor através de plataformas abertas

A Apple é um exemplo típico de uma empresa que é muito fechada e sigilosa sobre sua pesquisa e desenvolvimento, então o que ela está fazendo nesta lista? Apesar de ser uma empresa fechada, a Apple ainda usa a inovação aberta em seus próprios termos quando acredita que possa ser adequado.

Apple Apps


Tome os aplicativos em produtos com o sistema iOS como exemplo. Mesmo que a qualidade dos produtos da Apple seja de primeira linha, é principalmente a qualidade e a ampla variedade de aplicativos disponíveis para os produtos da Apple que os tornam tão valiosos.

A lógica por trás da ideia de que outros podem criar aplicativos em sua plataforma é muito inteligente.

Pense nos usuários de iPhone (e em todos os outros usuários de smartphones). Eles têm todos os tipos de necessidades que os fabricantes de telefones ou fabricantes de sistemas operacionais não têm a menor ideia. Alguns estão interessados em sua saúde, outros estão interessados em jogos para celular, alguns em notícias, livros e música etc. Com todos os aplicativos possíveis, os usuários podem personalizar a sua experiência de uso exatamente como desejam, e tudo isso beneficia tanto a plataforma quanto os usuários.


Dicas práticas

O principal ponto de aprendizado aqui é que você pode limitar o quanto estará aberto à inovação aberta. O que a Apple faz é regular e controlar sua inovação aberta para que os desenvolvedores de aplicativos possam criar seus produtos para funcionar no ecossistema Apple. Dessa forma, eles podem ser distribuídos pelos canais da Apple sem que seus desenvolvedores visualizem outros aspectos da pesquisa e desenvolvimento interno da Apple. No entanto, alcançar esse tipo de posição e controle não é fácil, e nem sempre é viável. Você tem que pensar se ter controle realmente lhe dá valor suficiente. Regular sua abertura significa que também as possibilidades de resultados da colaboração serão restritas de uma forma ou de outra. Por exemplo, a colaboração pode deixar de criar inovações revolucionárias. Além disso, convencer outras pessoas a se envolver em inovação aberta com você e restringir suas colaborações pode ser difícil, a menos que você tenha uma plataforma claramente vencedora. Portanto, tenha cuidado em como você controla a cooperação. Devido à Apple ser uma marca de alta visibilidade e possuir uma plataforma vencedora, um alto nível de controle é possível para eles, mas e você?


14. General Assembly - Repensando a educação

A General Assembly é uma escola que oferece cursos on-line e presenciais, que ajuda as pessoas a adquirir conhecimentos relevantes para a vida profissional. Normalmente, os conteúdos do curso estão relacionados às necessidades e tecnologias modernas na vida profissional de hoje.

Existem cursos, por exemplo, sobre:

  • Design da interface do usuário
  • Codificação
  • Marketing digital
  • Habilidades empreendedoras


A oferta é tanto para estudantes que simplesmente desejam aprender e fazer conexões na comunidade, quanto para empresas que desejam oferecer cursos a seus funcionários.

Comunidade valiosa

A General Assembly incorpora a inovação aberta através de sua comunidade, desenvolvendo sua oferta com base nas necessidades da vida profissional em mudança. Eles também estão buscando ativamente novas parcerias. A comunidade é usada para conectar jovens profissionais talentosos (alunos e ex-alunos) com empresas que os procuram. A General Assembly ensina habilidades às pessoas, que as levam a empregos remunerados e oferece ferramentas para ajudar na construção de suas próprias empresas. Então, de certa forma, a General Assembly é um acelerador pessoal para seus alunos! Como exemplo, há o curso Web Development Immersive (WDI) da General Assembly. Através deste curso, os alunos aprendem a desenvolver softwares profissionalmente. Os alunos também completam vários projetos que lhes proporcionam as habilidades aplicáveis a situações reais da vida profissional. Por exemplo, Nathan Maas criou seu próprio serviço baseado no que aprendeu no curso de WDI e agora tem uma empresa chamada pennypost. A comunidade aberta da General Assembly possibilitou ao Maas iniciar sua própria empresa com pessoas que gostaram de sua ideia. Vários colegas e instrutores se juntaram a ele para criar a pennypost após o curso de WDI. O fato destes tipos de empresas e indivíduos inovadores possuírem raízes na General Assembly significa que eles ganham visibilidade. Assim, mais e mais empresas querem contratar seus ex-alunos, atraindo, por sua vez, mais alunos para a General Assembly.

Dicas práticas 

A General Assembly ouve e reage ao que seus clientes querem aprender e ensinar. As habilidades que eles ensinam estão muito relacionadas às novas necessidades da vida profissional, habilidades que as empresas querem contratar e ensinar a seus funcionários. Ser ágil e desenvolver sua oferta para atender às necessidades da sociedade é o que torna a General Assembly mais atraente para os alunos. O problema com as escolas tradicionais é que seus currículos tendem a mudar lentamente.

Embora as demandas das empresas estejam mudando rapidamente, o que você aprendeu na escola nem sempre prepara suas habilidades para situações reais de trabalho.

A General Assembly é um bom exemplo de estar aberta às necessidades de seus usuários e atender os requisitos que estão em constante mudança. A escola também está aberta a novas habilidades e instrutores que tenham algo a acrescentar à sua oferta.

15. Telegram – Permitindo que os usuários criem conteúdo

O Telegram é um aplicativo de mensagens que funciona em computadores e smartphones muito parecido com o WhatsApp. O que o torna diferente é o quanto os usuários podem contribuir com seu conteúdo abertamente. O que torna o Telegram interessante e popular é o fato de que você pode personalizá-lo ao seu gosto. Usuários com qualquer habilidade de desenvolvimento podem criar seus próprios stickers e bots (ou seja, seu próprio conteúdo) na plataforma. Embora o Telegram possa ser usado como um mensageiro comum, também é possível que os usuários personalizem sua experiência de usuário por conta própria. Embora o mercado das mensagens instantâneas seja muito competitivo, o Telegram conquistou muitos usuários por sua facilidade, abertura e pelo fato de você poder criar seu próprio conteúdo. A empresa Telegram às vezes até concede prêmios para novos conteúdos. Os stickers personalizados permitem que você e seus amigos criem adesivos dos momentos mais engraçados que vocês compartilharam. O Telegram também promove os melhores stickers atualizando uma lista de tendências no aplicativo.

Dicas práticas

A principal vantagem deste caso é que a abertura pode:

  • Permitir que os usuários criem recursos versáteis para si mesmos
  • Personalizar suas experiências de usuário


Quando os usuários podem criar praticamente qualquer tipo de recurso que desejam, você pode se beneficiar das melhores inovações.

O Telegram pode até trazer os recursos mais populares para todos os usuários.

Portanto, pode ser uma boa ideia permitir que seus usuários criem o que desejam em sua plataforma, pois isso pode ser suficiente para diferenciar seu produto de todos os outros! Além disso, fazer com que os usuários configurem um produto para corresponder exatamente às suas necessidades cria um efeito positivo de aprisionamento. Por que você mudaria para um produto substituto quando não é possível personalizar sua experiência nos outros?

16. Lilly - Juntando informações

A Lilly é uma empresa farmacêutica que utilizou a inovação aberta por meio de seu programa Open Innovation Drug Discovery (OIDD). No OIDD, cientistas (em universidades e empresas) podem compartilhar com segurança dados biológicos que visam a descoberta de novos medicamentos. A Lilly então oferece ferramentas modernas e ajuda na triagem e pesquisa dos dados. Então, basicamente, o OIDD é uma plataforma que permite que as empresas encontrem novos compostos de medicamentos mais rapidamente. O OIDD também é uma plataforma para gerar parcerias de pesquisa e desenvolvimento com a Lilly. Com o OIDD, a Lilly gerou uma grande Inovação Aberta 2.0 como a rede de inovação aberta. Na rede, todas as partes podem se beneficiar do novo valor criado dentro dela, neste caso, das novas descobertas de medicamentos. Assim, novas descobertas levam a novos medicamentos mais rapidamente. Essa maneira aberta de trabalhar permite que a Lilly e outros cientistas encontrem novos medicamentos e curas possíveis para doenças graves mais rapidamente do que antes. Além da Lilly, os pesquisadores obtêm ferramentas para testar seus compostos, enquanto a Lilly se beneficia de um ótimo banco de dados. Por outro lado, a empresa obtém conexões que podem ser usadas quando possíveis soluções medicamentosas são encontradas.

Dicas práticas

O exemplo da Lilly demonstra uma rede de inovação aberta e como isso afeta positivamente a pesquisa e desenvolvimento da própria empresa. A plataforma OIDD acelera as descobertas de novos medicamentos e, quando novos compostos de medicamentos são encontrados, a Lilly pode colaborar com a empresa que os encontra. No final, a Lilly pode ser capaz de fabricar o produto e ser a empresa que o vende. Esse tipo de rede de inovação aberta pode surgir de várias maneiras, como por meio da plataforma de inovação aberta deste caso. Talvez você nem precise criar a rede por conta própria, pois existem muitas redes de inovação aberta das quais você pode participar. Se você ainda está apreensivo com a inovação aberta devido a problemas em potencial com direitos de propriedade intelectual, talvez queira reconsiderar. A Lilly é uma grande empresa no campo farmacêutico, altamente patenteada e restrita a direitos de propriedade intelectual e, embora certamente tenha tido que resolver esses problemas, eles fizeram isso funcionar. E se eles podem fazer isso funcionar na indústria farmacêutica, por que você não poderia?

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Se este conteúdo foi relevante para você e despertou interesse em falar mais sobre ele, sinta-se à vontade para refletir junto com nosso Cofundador e CPO da DIWE Eduardo Fonseca.



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