A importância da mulher no mundo corporativo

DIWE
March 2, 2022
-
05 minutos
-
Negócios

Quantas mulheres você conhece que ocupam cargos de liderança nas empresas?

A luta das mulheres por espaço e reconhecimento no mercado de trabalho é árdua e de longa data. Muitas conquistas já foram obtidas, mas o cenário ideal está bem longe da realidade e é preciso cada vez mais empenho na busca por igualdade no mundo corporativo.

Para se ter uma idéia, somente no Brasil, menos de 5% dos cargos de CEO’s das companhias são ocupados por lideranças femininas e 24% das profissionais estão em posições de liderança e gestão nas empresas brasileiras.  

Preconceito, comentários maldosos, questionamentos de habilidades e os mais diversos tipos de assédio são alguns dos desafios que a maioria das mulheres enfrentam todos os dias para exercerem sua profissão.

Os princípios na busca por igualdade

Com o objetivo de promover o crescimento econômico alinhado ao desenvolvimento e igualdade humana, em 2010, a ONU e o Pacto Global elaboraram os princípios fundamentais no empoderamento feminino. Essas medidas tem como objetivo auxiliar o meio corporativo a difundir e implementar práticas que promovam e resultem na igualdade de gênero.

Os princípios por sua vez consistem no estabelecimento de uma liderança de alto nível para a igualdade, a eliminação de obstáculos que impeçam o crescimento profissional feminino e o tratamento igualitário entre homens e mulheres com base nos direitos humanos.

É importante que exista igualdade salarial, a garantia de saúde, segurança e bem estar no trabalho, além da extinção de toda e qualquer forma de violência no ambiente, seja ela verbal, física ou sexual.

O investimento em capacitação é outro importante caminho para a igualdade, a implementação de medidas que promovam a capacitação profissional, possibilitam mais chances e oportunidades.

As mulheres na liderança

Um estudo divulgado pela American Psychological Association, aponta que cada vez mais, mulheres vêm ganhando espaço nos altos cargos do mercado de trabalho. De acordo com a pesquisa, essas mulheres por sua vez são vistas como melhores líderes que os homens.

Além disso, a pesquisa concluiu que mulheres são muito mais eficientes ao assumir cargos de liderança pelo fato delas serem mais inteligentes emocionalmente, pois sabem conduzir os relacionamentos profissionais melhores que os líderes homens.

Os dados comprovam que as conquistas devem ser enaltecidas por mérito próprio, uma vez que o resultado é fruto da competência e inteligência de cada uma delas.

A diversidade de gênero e o espaço da mulher no mundo corporativo

Nos últimos anos, a comunidade empresarial fez alguns progressos significativos para garantir que mulheres sejam representadas no topo. Globalmente, a porcentagem de empresas com ao menos uma mulher na gestão apresentou um aumento significativo de 66% para 75%.

Em contrapartida, os dados mostram a proporção de funções seniores desempenhadas por mulheres diminuiu significativamente.

Estes dados sugerem que as empresas estão mais preocupadas com aparências, evitando uma equipe de liderança totalmente masculina, ao invés de criar e proporcionar uma cultura inclusiva e que leve a uma equipe de gestão sênior genuinamente diversificada.

Embora seja extremamente positivo que as mulheres estejam em funções seniores em mais

negócios, é decepcionante que elas ainda assim sejam tão escassas. Isso significa que muitas empresas não estão obtendo os benefícios da diversidade real e que a cultura organizacional ainda é um grande desafio dentro das corporações.

Para mudar, é preciso olhar para dentro de casa

Se queremos tanto a busca por um mundo cada vez mais igualitário no ambiente corporativo, é preciso olhar para dentro de casa, para dentro da organização e da cultura da empresa. É preciso promover conteúdos e medidas que abracem a ideia e que tragam mudanças significativas na forma de pensar e atuar.

Entender a importância da empresa no ambiente em que ela está inserida, permite que muito além de resultados em vendas, sua atuação seja significativa na vida de seus clientes, no mercado e na vida de seus colaboradores.

Confira agora mesmo a conversa que tivemos com a Gabriela Viana, diretora de Marketing da Adobe Brasil, onde falamos sobre o papel da mulher no mundo corporativo, a importância da igualdade de gênero, como as corporações podem superar os desafios mercadológicos através de políticas de igualdade e como todo mundo só tende a ganhar com isso.

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