Como colocar as necessidades do seu cliente acima das suas (e lucrar com isso)

DIWE
March 6, 2018
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07 minutos
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Negócios

Você já deve ter ouvido falar da importância de estabelecer um relacionamento com o seu cliente. A mudança gradativa de perfil do mercado e do comportamento dos consumidores vem exigindo das empresas uma proximidade cada vez maior com o seu público. Não basta só oferecer um produto ou serviço de qualidade, é preciso estar à frente dos concorrentes e criar canais de comunicação eficientes para que a sua empresa consiga entender muito bem o seu mercado de atuação. É preciso estar alinhado com o seu público e entender o que ele realmente espera da sua empresa. Neste post vamos te ajudar a entender melhor como uma startup pode conhecer seu cliente e se relacionar melhor com ele.

Quem é o seu cliente?

Antes de mais nada é preciso saber com quem a sua empresa está falando e o que esse público quer e precisa ouvir. Para saber o que o seu cliente busca é necessário estabelecer um contato mais próximo, compreendê-lo de forma mais ampla e, acredite, isso não é um bicho de sete cabeças.Com o avanço das tecnologias essa tarefa ficou muito mais fácil. Hoje, o mercado oferece uma série de ferramentas que ajudam nesse processo e, inclusive, oferecem recursos que proporcionam maior assertividade e grandes chances de conversão de vendas. Quando falamos de gerar valor para uma marca, precisamos entender a persona que precisa dela, que busca essas soluções.Mais adiante vamos falar melhor dessas ferramentas.

O que ele quer?

Um dos principais erros que muitas empresas cometem é acreditar que os consumidores da sua marca ou produto querem apenas se conectar com eles e adotar uma postura passiva com relação ao processo de compra. A necessidade do contato e da interação vai muito além da conexão. Hoje o consumidor tem um papel ativo no mercado, ele quer que a voz dele seja ouvida, quer participar do processo de criação e quer que suas dúvidas e anseios sejam atendidos.Uma necessidade que toda startup tem é escalabilidade, e estar conectada ao seu público é item essencial para a conquista desse objetivo. É preciso se preocupar em trazer o cliente para perto da empresa, oferecer conteúdos relevantes e de qualidade, permitir que ele participe mostrando suas dúvidas, necessidades e, principalmente, tendo suas reclamações atendidas.O feedback do consumidor é essencial para não “morrer na praia”, aprimorar o serviços e oferecer soluções cada vez mais alinhadas com o mercado.

Como se relacionar com ele?

Quando pensamos em relacionamento com o cliente, existem duas palavras mágicas que devem ser levadas em consideração: periodicidade e relevância. Não adianta nada começar um trabalho de relacionamento com o cliente, se conectar com ele e depois largar esse trabalho pela metade. O primeiro passo é criar canais de relacionamento com o seu público e algumas ferramentas podem te ajudar nesse processo como:

  • Redes sociais
  • Blog
  • Canais de vídeo
  • Fluxo de e-mails
  • Conteúdos automatizados

Com uma estratégia de marketing digital bem definida é possível avançar com esse processo e criar conteúdos direcionados para cada perfil de cliente e/ou solução.Uma das formas de criar valor para a sua marca é mostrar interesse pelo seu público, criar empatia, ser original e, principalmente, responder ao seu cliente. Além de estabelecer um contato frequente com ele é preciso saber gerir possíveis problemas que possam acontecer no decorrer do caminho, e isso envolve responder do jeito certo na hora certa.Então fique atento aos seguintes pontos:

  • Mostre que você está interessado em conhecer e ouvir o seu cliente;
  • Crie conteúdos relevantes que ajudem ele nos seus anseios e necessidades;
  • Faça uma gestão correta e eficiente dos possíveis problemas que podem ocorrer no meio do caminho;
  • Nunca deixe o seu cliente sem resposta;
  • Aprimore seus produtos e serviços com a ajuda do seu cliente.

Criar esse tipo de relacionamento com o cliente vai oferecer diversos benefícios para a sua startup, que vão desde a organização até o planejamento e execução das atividades. Isso vai te ajudar a coletar mais informações sobre o seu mercado, e com elas você será capaz de adequar o seu próprio produto e mantê-lo em constante processo de aprimoramento. Além de se comunicar de uma forma mais assertiva, o relacionamento com o cliente vai ajudar a sua startup a crescer com escalabilidade e manter o seu negócio sempre atualizado com as demandas de mercado.