Descubra como o growth marketing pode impulsionar o seu negócio

DIWE
March 5, 2021
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07 minutos
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Marketing

A evolução do comportamento da sociedade e suas relações de consumo é constante. Para acompanhar essas transformações, atrair e reter clientes, e crescer, as empresas precisam remodelar suas estratégias constantemente. Em meio a esta realidade mutável e transformada digitalmente, nasceu o growth marketing (marketing de crescimento), uma estratégia com mindset orientado ao crescimento contínuo das organizações.O grande propósito do marketing de crescimento é transformar os clientes em propagadores da marca, natural e organicamente, utilizando de maneira diferenciada técnicas e ferramentas já conhecidas no universo do marketing digital. Por isso, exige a quebra de valores e comportamentos enraizados na empresa, além do reconhecimento da necessidade de investir em novas possibilidades.

O que é preciso para que o growth marketing promova os resultados e crescimento da empresa?

Utilizar os clientes como promotores da marca por meio do growth marketing é vantajoso. Ampliar os resultados e a abrangência da marca como consequência disto, é desafiador. Isso porque, se trata de uma tática que propõe à equipe observar todas as possibilidades de evolução e definir um plano com total direcionamento nelas.Para isso, algumas técnicas já conhecidas são unidas e utilizadas como alicerce do growth marketing, como análise de dados, marketing de conteúdo, SEO, anúncios e propagandas segmentadas, ações de inbound marketing, entre outras.A integração dessas técnicas e sua utilização de maneira unificada são indispensáveis para “rodar” o growth marketing em sua empresa e, para torná-lo, você precisará de:

Smarketing

A distância entre as equipes de vendas e marketing precisa deixar de existir. Smarketing (sales + marketing) é a cultura que promove o alinhamento dessas duas equipes para que juntas possam tomar decisões estratégicas e manter constante crescimento. Essa união permite que as equipes reconheçam as rotinas e informações uma da outra e assim ajam de maneira mais assertiva.Leia também: Planejamento de marketing: checklist completo para otimizar suas estratégias

Funil de vendas Y

A união das equipes de marketing e vendas necessitam de um funil de vendas mais eficiente que possibilite à marca trabalhar com seus dois principais canais de geração de leads. O primeiro gerador (inbound) fica com a atração e fidelização gerando valor ao cliente, buscando as conversões. Já o segundo (outbound) oferece os produtos e serviços de maneira direta e ativa através de ações e campanhas de publicidade tradicionais.Com o funil de vendas Y existem duas formas de um lead entrar na base de contatos, por consequência, as oportunidades aumentam e permitem que o crescimento contínuo da marca aconteça.

Análise de dados como rotina para os profissionais que atuam com growth marketing

Para toda estratégia de marketing, dados e informações sobre o comportamento do público alvo são insumos que dão forma às diretrizes para ações assertivas. No growth marketing, o hábito de tomar medidas baseadas em dados é rotina indispensável e diária.Hoje, com tantas ferramentas de análise de dados oriundas da transformação digital e informações atualizadas constantemente, é possível realizar o acompanhamento com alta periodicidade. Por isso, é fundamental que as equipes tirem ao menos 30 minutos do seu dia e analisem os relatórios para identificar e evitar problemas, além de otimizar as ações durante o andamento das campanhas.

Equipes aprofundadas no universo do cliente

Para que o growth marketing se efetive e promova o crescimento da empresa é preciso que as equipes de vendas e marketing entendam de negócios que vão além de suas áreas. É necessário se aprofundar no universo do cliente.As equipes podem se reunir periodicamente para trocar ideias em relação às mudanças nas tendências de consumo e comportamento de seu público, fatores sociais, políticos e econômicos que afetam direta e indiretamente o negócio, além de ações da concorrência e quaisquer outros temas que possam aprofundar o entendimento do consumidor e do mercado.É preciso pensar fora da caixa e reconhecer que o tempo investido nesse brainstorm é precioso e pode trazer ideias que evidenciam excelentes oportunidades e promovam ações inovadoras e assertivas.Além da parte intelectual no entendimento do cliente, existem algumas ferramentas eficientes que entregam informações valiosas para o andamento positivo da estratégia de growth marketing. Confira 3 indispensáveis para isso:

  • Google analytics: Para entender como o cliente está se relacionando com seu negócio. Dentre uma infinidade de informações que podem ser coletadas com ele, você pode captar dados de origens dos visitantes, comportamento dos usuários, taxa de conversão e outras valiosas que tenham relação com seu universo online.
  • Hotjar: Analisar seu mapa de calor é importante para obter informações sobre como o usuário está navegando em seu site e para destacar os pontos fortes e fracos nas páginas. Essa ferramenta também permite que a equipe realize pesquisas com seus clientes para entender o que eles realmente procuram em sua marca.
  • Google Tag Manager: Utilizado para automatizar e gerenciar as tags de acompanhamento do seu site. Desta forma, é possível monitorar os dados de muitas páginas com eficiência e praticidade para entender quais materiais obterão maior sucesso.

Estabelecer o growth marketing para crescer a marca exigem MUITO conhecimento, profissionais com alta capacidade analítica, criativos, que entendam o funcionamento e usabilidade de diversas plataformas, redes sociais SEO e líderes com domínio em inbound/outbound, segmentação de público, planejamento de conteúdo, nas diversas etapas do funil e como integrar tudo isso de maneira aplicável nas estratégias. Diante de tamanha complexidade, é importante ressaltar que: contar com empresas especializadas em growth marketing e diversas outras estratégias do meio digital é providencial para alcançar o sucesso e efetivar as ações do marketing de crescimento.E então, gostou de descobrir o que é preciso para o growth marketing dar certo? Para aprender muito mais sobre marketing digital mergulhe em nosso blog! Se tiver dúvidas e quiser saber como podemos ajudá-lo a aplicar essa estratégia, entre em contato com o nosso time.