Entenda como o Marketing Digital pode auxiliar na Comunicação Interna da sua empresa

DIWE
July 2, 2021
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07 minutos
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Marketing

Uma coisa é certa, as empresas sempre estão em busca de um melhor relacionamento com o seu público. Para isso, estratégias de marketing e campanhas digitais passaram a ser utilizadas com grande frequência, tornando-se verdadeiras aliadas das organizações. Porém, o que muitas companhias ainda não perceberam é que a comunicação com o seu público interno também é um fator fundamental para alcançar grandes resultados. Isso porque funcionários mal informados, desmotivados e desalinhados com os propósitos da empresa acabam dificultando o desenvolvimento da gestão como um todo. E uma maneira muito simples para resolver esse problema é investir na Comunicação Interna. Vamos entender um pouco melhor sobre ela? Continue a leitura!

O que é Comunicação Interna?

De forma bem resumida, a Comunicação Interna trata-se de uma estratégia utilizada pelas organizações para manter um relacionamento com o público interno, ou seja, os seus colaboradores. Para isso, elas utilizam diferentes canais de comunicação para compartilhar informações sobre a empresa de maneira rápida, padronizada e direta. Pode-se dizer que o seu principal objetivo é comunicar os funcionários sobre os principais acontecimentos da companhia, bem como oferecer conteúdos relevantes e que agreguem no seu dia a dia de trabalho. Porém, a CI (Comunicação Interna) vai muito além disso!Hoje em dia, essa estratégia possui um papel extremamente importante na produtividade e relacionamento das equipes. Afinal, ela é a responsável por promover e estimular o engajamento dos colaboradores, fazendo com que eles participem, cada vez mais, dos projetos e ações que ocorrem dentro da organização. Outros objetivos da CI são:

  • Divulgar ações da empresa;
  • Eliminar ruídos de comunicação;
  • Compartilhar informações, recados e comunicados de diferentes setores;
  • Reforçar os princípios e valores da empresa;
  • Entre outros.

Ferramentas de Comunicação Interna

Ao aplicar essa estratégia na sua empresa, algumas ferramentas são fundamentais para garantir um resultado eficaz. Conheça algumas delas:

  • E-mail marketing

Apesar de alguns acreditarem que o e-mail marketing está perdendo força, essa ferramenta é muito eficiente para se comunicar com o público interno. Através dele, é possível agendar reuniões, transmitir recados para sua equipe, além de manter informações importantes sempre registradas e arquivadas. Mas para isso, evite usar contas gratuitas, como gmail ou hotmail, por exemplo, e opte por um e-mail corporativo. Isso trará mais credibilidade e segurança para sua empresa.

  • Newsletter

A newsletter nada mais é do que um jornal da empresa em formato digital. Nesse conteúdo estão reunidas as principais novidades, informações e notícias úteis para os funcionários. Aqui, uma ótima ideia é manter sempre uma periodicidade de envio. Assim, os colaboradores saberão exatamente o dia em que a news chegará.

  • Intranet

Com certeza, a intranet é uma das ferramentas mais clássicas da comunicação interna. Trata-se de uma rede corporativa na qual apenas os funcionários da empresa possuem acesso, independentemente do seu departamento. Nela, é possível divulgar todas as novidades da empresa, bem como fornecer treinamentos, informações, inserir comunicados, entre outros. Esse canal é ótimo para manter uma comunicação padronizada, de fácil acesso de alcance.

  • Aplicativos

Os aplicativos são ferramentas que estão ganhando bastante força ultimamente, principalmente por conta da pandemia. Isso porque esse canal facilita (e muito) a comunicação entre os colaboradores, seja ela por mensagem de texto ou até mesmo por vídeo. Alguns exemplos de aplicativos são: Slack, Zoom, Microsoft Teams, entre outros.

  • Rede Social

Pode-se dizer que a rede social é uma evolução da intranet. Dessa forma, assim como toda revolução, essa ferramenta possui atributos, funções e mecanismos melhorados e que foram totalmente desenvolvidos para proporcionar maior engajamento e envolvimento por parte dos funcionários. Aqui, sua funcionalidade principal é oferecer um espaço para que o público interno possa interagir e compartilhar informações de forma online.

Entenda como o Marketing Digital pode auxiliar na Comunicação Interna

Como você já sabe, o Marketing Digital é uma estratégia muito importante para que as empresas consigam divulgar o seu produto/serviço, além de manter um bom relacionamento com o público. Porém, o que muitos ainda não sabem é que essa estratégia também pode ser útil na hora de se comunicar com os próprios funcionários da companhia. Como? Veja abaixo alguns exemplos:

  • Tom de voz: assim como em toda divulgação, o tom de voz é um fator fundamental para acertar em cheio com quem se deseja comunicar. E na CI não seria diferente. Isso porque, dependendo do porte da empresa, podem existir diversos funcionários de diferentes departamentos. Provavelmente a linguagem usada para os colaboradores do centro de logística, por exemplo, não será a mesma linguagem utilizada para o time comercial. Aqui, vale identificar qual é o tom de voz mais adequado para sua empresa como um todo.
  • Canal: o seu público-alvo está mais no Linkedin ou Instagram? Certamente existe um canal mais adequado para que você possa se comunicar com os seus consumidores, não é mesmo? Pois bem, quando falamos de um canal interno, também é importante verificar qual é aquele que melhor se encaixa com os seus funcionários. Afinal, hoje em dia existem diversas plataformas para inúmeras finalidades. Cabe a você, empresa, identificar qual é aquela que melhor atende às suas necessidades.
  • Engajamento: não há nada melhor do que ver o público de suas redes sociais interagindo em sua publicação, não é mesmo? Na Comunicação Interna, o engajamento é tão importante quanto essa situação. Afinal de contas, colaboradores engajados significam colaboradores satisfeitos! E isso pode trazer inúmeros benefícios, como aumento da produtividade e resultados mais precisos por parte da equipe, diminuindo erros e refações.

O que achou das nossas dicas? Caso queira se aprofundar ainda mais no assunto, não deixe de acompanhar o nosso blog. E se ficou alguma dúvida, é só escrever na caixa de mensagem que entraremos em contato para ajudar no que for necessário. 😉Por Gabriela Alaimo – Content Creator na DIWE