Inteligência de Marketing: Prepare sua equipe para analisar dados e gerar resultados

DIWE
April 19, 2016
-
07 minutos
-
Dados e Estratégia

Nos dias de hoje, atrai mais clientes a empresa que possui mais inteligência de marketing. Isto é, aquela que possui a informação correta e sabe como trabalhar com ela. As empresas devem coletar dados a respeito dos seus produtos e serviços, ter conhecimento sobre ações de propaganda da concorrência e variáveis do sistema político, social e econômico local.Um sistema de Inteligência de Marketing é usado por líderes para entender situações no ambiente e há duas maneiras de fazer estes registros de dados: (a) o sistema interno que fornece informações sobre o resultado alcançado em cada campanha; e (b) os sistemas externos, que mostram dados sobre eventos e abrangência da marca.

Como monitorar ações e resultados?

Existem algumas maneiras para monitorar os resultados de campanhas de marketing. Uma delas é coletar dados através dos vendedores e distribuidores, instruindo-os para que sejam capazes de repassar as informações necessárias para o monitoramento.Outra forma de verificar o sucesso é contratar especialistas que coletam informações do mercado e as transformam em algo mais acessível para o seu setor de marketing e propaganda. No caso de sua empresa ser pequena e atingir clientes localizados em uma única região, você mesmo pode interagir com o público e buscar opiniões sobre seus serviços e produtos, no boca a boca ou através de um painel consultivo.Além disso, você pode consultar fontes de pesquisas governamentais ou realizar sua pesquisa de Inteligência de Mercado na internet, obtendo informações únicas que podem ser muito relevantes para o negócio.

Ferramentas de Marketing

Existem algumas ferramentas que auxiliam a tomada de decisão pelo time de marketing, pois transformam as informações recolhidas em gráficos e traçam tendências.

Analytics

São relatórios que facilitam o entendimento sobre o engajamento de visitantes em seu site. Ele mostra dados de quantas pessoas estão online em seu site, quais artigos elas leram, qual o caminho que percorreram na sua página e, com essas informações é possível medir o ROI (Retorno sobre Investimento) em marketing.A plataforma mais utilizada é o Google Analytics, uma ferramenta gratuita e essencial para as empresas. Com essa análise você mensura o tráfego, Z páginas mais acessadas, dados demográficos dos seus leitores e muito mais.

CMS

O CMS ou Sistema de Gestão de Conteúdo (sigla em inglês) é um tipo de plataforma que fica por trás de um blog. Através dessas ferramentas é possível criar qualquer tipo de conteúdo como textos, vídeos e podcasts. A utilização é simples e não é necessário o uso de softwares para edição, somente um navegador. O CMS mais popular entre os usuários é o WordPress.

RD Station

Todo o processo de automação de marketing pode ser reunido num mesmo software chamado de RD Station. Dentro dele é possível encontrar landing pages, e-mail marketing e automação de e-mails e facilitam o trabalho da equipe.Através desse sistema é possível centralizar todas as ações de Marketing Digital, ter ganhos de produtividade e ter uma melhor gestão de inteligência de Marketing.Além disso, ele permite que a equipe de marketing agende postagens para as mídias sociais e acompanhe as citações da marca para verificar se são comentários positivos ou negativos.

Alinhamento entre marketing e vendas

É importante que os times de marketing e vendas estejam alinhados em busca do mesmo objetivo. A nomenclatura Smarkerting (Sales + Marketing) está se tornando cada vez mais popular, pois através da criação de um time unificado, é possível alinhar o planejamento tempestivamente.

Inteligência de Marketing garante diferencial competitivo

Com a Inteligência de Marketing é possível saber o que seus clientes e futuros clientes estão procurando. Por exemplo, você pode analisar que tipos de artigos do seu site estão sendo lidos com mais frequência, facilitando o planejamento de campanhas futuras.É também importante que a equipe comercial utilize um CRM para gestão de leads gerados. Essa ferramenta auxilia no entendimento do ciclo de vendas e aponta quais os principais motivos da perda de outras. Através dela, o comercial pode solicitar ao Marketing qualificação nos lead enviados e assim, a empresa aumenta a receita e todos saem ganhando. Alguns exemplos de CRMs são: Pipedrive, Agendor, Salesforce e Moskit.Quando a Inteligência de Marketing é bem aplicada, é possível ter um diferencial competitivo, pois a sua empresa conta com informações que os concorrentes não têm. Dessa forma, você oferece e vende exatamente aquilo que seus clientes procuram!Gostou do conteúdo? Continue no blog da DIWE e encontre mais artigos como este!