LGPD e Inbound marketing: o que muda nas estratégias de marketing digital

DIWE
May 25, 2022
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05 minutos
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Marketing

A Lei Geral de Proteção de Dados, ou apenas LGPD, foi aprovada em 2018, mas apenas em 2020 que se iniciou a sua implementação.

Essa Lei criou regras que devem ser seguidas para o tratamento, utilização e armazenamento de qualquer dado digital no território brasileiro. Antes dela, não tínhamos nenhuma norma relacionada com a segurança digital.

Para os consumidores, isso traz diversos benefícios, uma vez que terão toda a proteção legal contra o uso ou venda indevida das suas informações privadas.

Já para as empresas, implica na adequação dos seus processos para evitar problemas, como processos, ou ainda multas que podem chegar até R$ 50 milhões, dependendo do faturamento da empresa.

Continue lendo o nosso artigo e saiba mais sobre a LGPD e o seu impacto nas estratégias de marketing digital!

Saiba mais sobre a LGPD

Para entender o real impacto da LGPD nos processos empresariais, é essencial saber mais sobre ela.

Essa Lei regulamenta todas as ações relativas aos dados digitais, como:

  • coleta,
  • classificação,
  • utilização,
  • acesso,
  • processamento,
  • reprodução,
  • controle,
  • armazenamento.

No setor de marketing, em especial, o impacto está principalmente na coleta, utilização e armazenamento. Isso porque a empresa que coletou os dados, atualmente, não pode mais fazer envio de materiais ou entrar em contato com um lead sem a sua devida autorização.

Como adequar os processos de marketing digital para cumprir a LGPD?

Confira quais são os processos que devem ser revistos e as nossas dicas para o cumprimento da LGPD:

Revisão e organização dos dados

Como já falado, a sua empresa não pode utilizar os dados que não foram concedidos diretamente para ela.

Além disso, o consumidor tem direito de exigir o envio de todas as suas informações em até 15 dias via e-mail de acordo com essa Lei, por isso, é importante validar se a ferramenta que sua empresa utiliza para captura de leads está de acordo com essa nova regra e fornece essas informações, caso solicitadas.

Além disso, é indispensável que seja revisto quais são os leads que o setor de marketing pode realmente utilizar e organizá-los o mais rápido possível.

Igualmente é importante que o seu formulário de Política de Uso de Dados esteja adequado de acordo com a LGPD e esteja em um lugar acessível no seu site.

Outra medida que deve ser tomada de imediato é adequar todas as suas landing pages com um campo de consentimento de uso de dados, assim, todos os leads captados daqui para frente poderão ser usados em campanhas futuras.

Invista na geração de leads

Dê adeus para a compra de listas de e-mail e telefones. Essa prática é proibida e pode ter sérias consequências com a implementação da LGPD.

Para driblar isso, recomendamos que você invista em estratégias de marketing que permitem a conversão de leads, como:

  • download de ebooks ou outros materiais ricos,
  • inscrição em palestras ou webinários,
  • materiais interativos,
  • assinatura de newsletter.

Facilite a exclusão do consentimento

Outra mudança da LGPD é que o lead deve conseguir, a qualquer momento, retirar o seu consentimento de uso de dados e de forma facilitada.

Ao trabalhar com e-mail marketing, por exemplo, você precisa deixar bem evidente o botão para haver o descadastramento.

Cuidado com a coleta de dados

Você deve ter notado recentemente ao entrar nos sites que todos eles colocaram uma barra ou pop up pedindo permissão para a coleta de dados e uso de cookies.

Você já deve ter adivinhado, mas essa também é uma exigência da LGPD.

Toda a coleta de dados, seja nas redes sociais ou no site, deve ser autorizada pelo visitante e, caso não seja, pode levar a multas ou processos.

Por isso, não deixe de elaborar uma Política de Uso de Dados, preferencialmente com ajuda legal especializada, e criar uma notificação pedindo para o visitante permitir a coleta de informações durante a navegação.

A verdade é que a LGPD não é um bicho de sete cabeças, mas é importante avaliar todos os processos de coleta, armazenamento e uso de dados dos leads e se certificar que eles estão de acordo com a nova legislação. Buscar ajuda de um advogado especializado em segurança digital ou outro profissional é muito importante para promover as mudanças necessárias e garantir que está tudo certo.

Quer aprender mais sobre LGPD? Então confira a live que promovemos com dois especialistas no assunto no nosso Instagram!