Conheça o modelo de negócios de um Venture Studio

DIWE
August 16, 2022
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18 minutos
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Inovação Corporativa

O artigo que você vai ler agora foi originalmente escrito por Megan Doyle, publicado por The World We Create, na data de 15 de março de 2021 e tem o título original: The Venture Studio Business Model Explained. A tradução do conteúdo tem o objetivo de fornecer uma visão privilegiada sobre a nova economia, inovação e qual percepção diversos países têm a respeito dos termos e conceitos apresentados. Boa leitura!

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O mundo precisa de soluções ousadas para resolver os persistentes desafios que acabam afetando nossa sociedade atual. Isso significa que organizações e empreendedores precisam adotar novas formas de pensar sobre inovação e oportunidade.

Embora a necessidade possa ser a mãe da invenção, construir uma empresa ou desenvolver um novo produto não é tarefa fácil. Desde montar a equipe certa, até garantir o financiamento, há  muita coisa que pode dar errado, especialmente para os idealizadores/empreendedores de novos negócios (os chamados Founders).

Estima-se que 90% das startups falham, o que nos leva a pensar: onde elas estão falhando e o que pode ser feito para melhorar suas chances de sucesso?

Embora as aceleradoras e incubadoras desempenhem um papel importante no ecossistema de inovação aberta e ventures , elas nem sempre são a solução certa para todos os desafios que surgem no âmbito dos negócios. Desde meados da década de 1990, um novo modelo de venture building (construção  de negócios inovadores)  surgiu com agilidade incorporada em sua estrutura, oferecendo aos aspirantes a empreendedores um suporte mais integral.

Esse modelo de negócios – o Venture Studio – está dominando o mundo das startups com um histórico comprovado de sucesso. Nos últimos 7 anos, esse  mercado teve um incrível crescimento de 625%.

O que é um Venture Studio?

Para aqueles que não estão familiarizados com a estrutura do Venture Studio, seria um novo modelo de empreendedorismo, combinando a construção da empresa com o financiamento de risco. Os Venture Studios desempenham o papel de conector, ligando ideias de negócios a seus pares talentosos para executar tais ideias.

O principal objetivo de um Venture Studio é fundar o maior número possível de startups de sucesso do zero, ajudando os empreendedores a lidarem com as incógnitas da construção de uma nova empresa e fornecendo-lhes um valor inicial de capital e suporte operacional.

A evolução dos Venture Studios

Os Venture Studios existem há algum tempo e o modelo de negócios percorreu um longo caminho desde o seu início, que pode ser rastreado até Bill Gross, o fundador da Idealab em 1996.

Logo e data de fundação dos Ventures Studios

  • Primeira onda: O conceito inicial do Idealab foi desenvolvido com o advento da primeira onda de Venture Studios no início dos anos 2000. Os estúdios perceberam que seria mais benéfico fornecer financiamento para suas próprias startups, em vez de ter que atrair e levantar capital externo.
  • Segunda Onda: A partir de 2009, a segunda onda de Venture Studios trouxe uma nova vantagem digital ao ecossistema de suporte empresarial, oferecendo serviços adicionais com o surgimento de hospedagem na web, APIs e marketing de mídia social.
  • Terceira Onda: Em 2013, a terceira onda trouxe grande avanço com sua metodologia de startup enxuta, priorizando serviços móveis sob demanda e dados como ativos valiosos.
  • Quarta Onda e Além: Em 2015, surgiu a quarta onda de Venture Studios com foco em uma visão a longo prazo que aproveita a tecnologia disruptiva para criar startups ainda mais resilientes, sustentáveis e geradores de valor.

Benchmarking de crescimento e sucesso

Ao racionalizar o processo de construção de uma empresa, os Venture Studios fornecem aos fundadores uma ampla gama de serviços para acelerar o desenvolvimento de novas empresas. De acordo com a Global Startup Studio Network, as startups que lançam a partir de estúdios apresentam taxas de sucesso 30% mais altas comparadas a outras empresas. Quase todas as empresas lançadas a partir de um venture Studio colhem uma rodada de investimentos e 72% daquelas que levantam seeds (capital semente, um tipo de financiamento destinado a projetos e startups que estão em fase de planejamento) continuam a levantar financiamento da Série A.

Quando se trata do tipo de empresa que os Venture Studios estão lançando, há uma divisão de 61% das startups oferecendo soluções B2B, e 39% oferecendo soluções B2C.

Muitos Venture Studios buscam ganhos rápidos, posicionando suas empresas de portfólio como alvos de aquisição ideais para que, uma vez que consigam esse dinheiro, possam construir ainda mais startups. No entanto, outros estúdios visam o longo prazo com o objetivo de construir o próximo “unicórnio” em potencial que possa adquirir a maior parte no mercado.

Em média  um Venture Studio cria 18 empresas, sendo 3,8 o número médio de empresas criadas anualmente por cada estúdio. Cerca de 47% dos Venture Studios se classificam como “agnósticos verticais”, o que significa que eles não têm um foco de nicho em um setor específico. No entanto, os Venture Studios geralmente se concentram na construção de empresas centradas em tecnologia na área de serviços financeiros, fabricação industrial, logística e muito mais.

As startups orientadas para a tecnologia que investigam casos de uso de IA, IoT e DLT continuarão a ganhar interesse, à medida que as tecnologias digitais amadurecem, com 11% dos empreendedores já participando ativamente da economia gig.

Venture Studios e o Impacto Ecossistêmico Global

A localização de uma startup é um dos fatores mais importantes que contribuem para o seu sucesso.

Chega um ponto na linha do tempo de uma startup em que o sucesso ou o fracasso é determinado pela quantidade de dinheiro injetado na empresa. Entre os mercados mais dinâmicos do mundo — Ásia, Europa e Estados Unidos — diferenças significativas na acessibilidade de capital impactam diretamente no sucesso inicial e na longevidade futura de novas empresas.

As startups europeias ainda sofrem com a falta de acesso a grandes rodadas de investimento, porque os fundos de capital de risco são mais enxutos nessa região. O Vale do Silício continua sendo o lar de muitos investidores de risco, enquanto os ecossistemas europeus que têm fortes oportunidades de financiamento seed carecem de investidores com alto poder de financiamento. Notavelmente, porém, 38% de todo o capital seed global é investido na Europa, no entanto, os investidores europeus de capital de risco estão menos envolvidos em rodadas maiores, o que destaca a escassez de capital de crescimento na Europa.

Em contrapartida, o modelo de Venture Studio vem abrindo novas oportunidades e reduzindo as barreiras de entrada para fundadores europeus.  O Modelo está provando ser uma escolha interessante para muitos aspirantes a fundadores, porque os Venture Studios se concentram em injeções de capital tanto para o lançamento inicial de um novo empreendimento, quanto para sua trajetória de crescimento subsequente. Os Venture Studios também oferecem maior diversidade em termos de talento internacional, o que se mostra altamente proveitoso ao tentar saturar o mercado fragmentado da Europa. Nos próximos anos, empresas de tecnologia muito maiores serão construídas, exigindo mais financiamento e métodos para escalar rapidamente.

Há uma tendência geral das startups saírem da “bolha” do Vale do Silício, mas os EUA ainda mantêm seu status de líder no quesito. Embora o investimento geral em startups americanas e asiáticas ainda supere o da Europa, a diferença está ficando menor. Em 2019, US$ 34 bilhões foram injetados em startups europeias, 40% a mais que no ano anterior. Enquanto a Europa gera 36% de todas as startups formalmente financiadas, ela cria apenas 14% dos “unicórnios” do mundo. Ajustado para população e PIB, o número de startups em estágio inicial que a Europa gera é apenas 40% comparado aos EUA.

Em outubro de 2020, o ecossistema tecnológico europeu aumentou para € 618 bilhões em valor combinado. Se essa tendência de alta continuar, parece que a Europa está se aproximando rápido da Ásia, ao mesmo tempo em que se posiciona para se tornar o continente mais empreendedor.

Ecossistema Venture: uma comparação de modelos de negócios

Dentro do ecossistema de startups existem algumas diferenças importantes entre o modelo de Venture Studio e outros tipos de estruturas de negócios. Embora a missão de cada modelo possa ser a mesma – ajudar todas as startups a serem bem-sucedidas – as principais diferenças são definidas pelo processo de construção da empresa de cada modelo e pelo escopo de suporte.

Tabela com a comparação entre os modelos de negócio do venture studio, aceleradora, incubadora e venture capital.

Anteriormente, o modelo de Venture Studio era descrito como uma mistura híbrida de incubadora e VC, no entanto, devido aos seus próprios méritos, tornou-se um modelo completamente autônomo. Os Venture Studios são considerados como aqueles que “arriscam mais a própria pele” do que outros modelos de negócios, pois desempenham um papel ativo no recrutamento de fundadores, orientação, captação de recursos e muito mais. Estes estúdios reduzem  as barreiras à entrada de novos fundadores, oferecendo suporte financeiro e níveis mais altos de envolvimento operacional.

O modelo de Venture Studio pode ser subdividido em três subclasses: 1) Venture building interno; 2) Trabalhando para investidores e; 3) Trabalhando para corporações.

3 modelos de coinovação com o venture studio

As empresas que são desenvolvidas dentro do modelo de negócios de Venture Studio têm uma composição única, combinando uma trilogia de talento global, tecnologia inovadora e experiência de domínio.

Quando se trata da origem do fluxo de ideias, os Venture Studios podem ser classificados pela origem da ideia.

3 fontes de ideias dos venture studios

Fonte de ideias internas

As ideias são geradas, avaliadas e aceleradas de dentro da própria organização. Internamente, essas ideias são validadas e o capital é levantado internamente. Uma vez que a nova ideia provou seu ajuste ao mercado de produtos, o estúdio então a transforma em uma empresa de portfólio separada. O Venture Studio procurará cofundadores adicionais e outros membros da equipe para dimensionar e expandir seu caso de negócios recém-validado.

Fonte de ideias externas

Enquanto a maioria dos Venture Studios gera todas as suas ideias internamente, alguns estúdios adquirem e investem em ideias ou empresas externas, como parte de seu portfólio. Os Venture Studios abrirão seleções para buscar novas ideias e fazer parcerias com empreendedores motivados que buscam desenvolver suas próprias ideias mas não têm recursos para isso.

Fonte de ideias híbridas

Em alguns casos, os Venture Studios adotam uma abordagem híbrida. Isso significa que o estúdio obterá novas ideias de redes internas e externas, combinando as melhores ideias de ambos os mundos.

Os Venture Studios fornecem aos novos fundadores uma quantidade impressionante de capital. Em um Venture médio é injetado uma quantia inicial de US$ 232.458 em cada startup que desenvolve. Em troca desse apoio, os estúdios geralmente detêm uma participação acionária de 34% nas startups que cofundaram com as porcentagens mais altas em torno de 80% e as porcentagens mais baixas em torno de 15%. No entanto, esse número pode mudar dependendo do tipo de suporte que o estúdio oferece e do nível de experiência do cofundador ou CEO entrante.

Os Venture Studios continuam a provar seu sucesso, com 84% das startups de estúdios levantando uma rodada de seeds. Em média, as startups de estúdio vão do dia zero para a rodada de seeds em 10,7 meses e a rodada de seeds para a série A em 14,5 meses. Das startups que chegam à rodada de seeds, 72% desses empreendimentos chegam à Série A. Compare esse número com as startups tradicionais, onde apenas 42% dos empreendimentos conseguem chegar à série A.

Entre 2010 e 2018, mais de 12.700 startups em todo o mundo foram adquiridas por empresas norte-americanas. Somente em 2018, mais de 4.200 saídas de startups ocorreram com o valor dos negócios de saída de startups no valor de US$ 219 bilhões em todo o mundo. A média da indústria para a saída de um investimento tradicional é de cerca de 6,6 anos, enquanto as startups criadas em estúdios mostraram que a idade média de saída de uma empresa foi de 3,85 anos.

Startup como um serviço: o processo de criação de empreendimentos com Venture

A vida de um fundador é um constante cabo de guerra entre o sucesso e o fracasso, com cerca de 40% dos empreendedores afirmando que começaram seu negócio para fazer a diferença no mundo.

Os Venture Studios se concentram no desenvolvimento de empresas e produtos que visam resolver desafios específicos do setor de uma maneira que gere valor e seja acessível. Por meio de uma série de ciclos de sprint, iterações rápidas, adequação ao mercado do produto e viabilidade de fabricação, os Venture Studios fazem uma validação completa de cada ideia de negócio para avaliar seu impacto e potencial antes de ampliá-la para o sucesso.

Embora o processo de cada estúdio de empreendimento possa ser diferente, cada um segue um caminho de desenvolvimento semelhante:

5 etapas do processo de venture building

Os Venture Studios constroem startups paralelamente, gerando novas ideias e atribuindo equipes às ideias que têm potencial de mercado. Uma vez que essas ideias tenham sido testadas e validadas, elas são apoiadas com recursos (capital, serviços, etc.) para construir um MVP. Se a viabilidade for comprovadamente bem-sucedida após esse ponto, o estúdio se concentra em dimensionar o novo empreendimento e, em seguida, pretende sair. Esse ciclo de modelo de negócios é repetido várias vezes, cada vez trazendo um novo empreendimento. No caso de uma ideia falhar, assume-se que os recursos serão reatribuídos ou o caso de negócios, será totalmente descartado.

Estágio 1: Investigar

Esse processo envolve a obtenção de ideias, a investigação de seu mérito e a evolução passo a passo para um caso de negócios concreto. Esta etapa é focada na definição da proposta de valor do “business case”. Ao final desta etapa, o empreendedor deve ter um esboço claro de como convencer os potenciais clientes de que o serviço/produto é mais valioso do que o que já está disponível no mercado.

Objetivos

Proposta de valor clara

Análise do concorrente

Definir hipóteses e suposições de ideias

Etapa 2: validar

Depois que a proposta de valor e os segmentos de adoção inicial forem definidos, é hora de colocar as ideias à prova. Esta etapa está focada no mapeamento das especificações iniciais do produto (PoC) que precisarão ser testadas e validadas com evidências de apoio para indicar a viabilidade da ideia de negócio.

Objetivos

Descoberta do cliente

Histórias de usuários

Detalhe recursos de PoC e estimativas de custo

Etapa 3: criar

O primeiro produto (MVP) é criado para satisfazer todas as propriedades necessárias pesquisadas e delineadas nas etapas anteriores, servindo como a “prova real” das etapas mais abstratas que o conduziram. Os MVPs servem como um teste para parceiros e clientes entenderem seu uso real e fortalecer o ajuste ao mercado.

Objetivos

Desenvolva o MVP e repita com base nos aprendizados

Planeje o roteiro do produto

Atualize o plano de negócios

Etapa 4: Portfólio

Na conclusão bem-sucedida de todas as etapas anteriores, o “business case” é fundado. A empresa é adicionada ao portfólio existente e os desenvolvedores de empreendimentos são designados ao caso de negócios para desenvolver a estratégia de crescimento do novo empreendimento.

Objetivos

Empreendimento é fundado

Adicionado ao portfólio

Estágio 5: Escala

Durante este estágio, o empreendimento está focado em esforços de expansão, explorando novas oportunidades de mercado, construindo sistemas de gerenciamento e camadas de gerenciamento intermediário, bem como,  desenvolvendo novos produtos. Este é o estágio final antes de uma saída bem-sucedida, que geralmente é uma aquisição ou, às vezes, um IPO.

Capacidade de P&D em Venture Studios

Os processos de P&D podem ir além da tecnologia, concentrando-se em parcerias-chave, estruturas de custos, fluxos de receita adicionais, alocação de recursos, linhas de produtos adicionais e segmentos de mercado. O modelo de Venture Studio incorpora elementos básicos de P&D em seus estágios iniciais, como explorar oportunidades técnicas e de negócios, bem como avaliar a viabilidade do empreendimento.

Na maioria dos casos, os processos tradicionais de P&D levam muito tempo, o que contrasta com o espírito central de um Venture Studio de rápido desenvolvimento e crescimento. Os processos tradicionais de P&D também não são facilmente replicáveis, escaláveis e consomem muitos recursos. Em alguns casos, os estúdios podem evitar projetos que exijam intensa contribuição de P&D.

Além disso, há a inovação aberta que usa tanto as entradas como as saídas de conhecimento. As empresas fazem parceria com Venture Studios que construíram um modelo de P&D novo e ágil para validar rapidamente ideias que, de outra forma, essas organizações maiores gastariam muito tempo e capital pesquisando. A crença central dessa ideologia é baseada no acesso ao conhecimento distribuído, que está se tornando uma escolha cada vez mais popular, pois muitos participantes do mercado estão começando a perceber que não podem confiar apenas em suas capacidades internas de P&D. Esse tipo de parceria — entre Venture Studios, capital e corporações — pode reduzir o custo de P&D e melhorar o potencial de inovação da empresa.

O Venture Studio como modelo para o futuro

Os Venture Studios já possuem status de pioneiros no mundo empreendedor. Portanto, há pouca dúvida de que essa estrutura de negócios continuará a evoluir no futuro. Embora seja impossível prever quais mudanças possam ocorrer, podemos fazer suposições calculadas com base no que já é conhecido atualmente. No futuro, o modelo de Venture funcionará como uma máquina bem lubrificada com processos de desenvolvimento mais suaves e menos falhas ou projetos “abandonados”. Com um processo de construção de empresa simplificado, menos recursos serão necessários em cada estágio do desenvolvimento do projeto, o que significa que os recursos que antes estavam vinculados, agora podem ser focados em trazer mais ideias para o “pipeline”. No entanto, um foco maior precisará ser colocado no ajuste do produto/mercado e na definição das propostas de valor do empreendimento à medida que a concorrência aumenta tanto para os Venture Studios quanto para as empresas de seu portfólio.

Benefícios do Venture Studios

A principal proposta de valor dos Venture Studios é que eles reduzem o tempo necessário para construir startups, diminuindo significativamente o perfil de risco dos empreendedores, ao mesmo tempo em que atraem mais talentos para idealizar e inovar novas propostas de negócios.

Ao contrário dos aceleradores e incubadoras de startups, que fornecem principalmente financiamento e orientação, os Venture Studios atuam como construtores e cofundadores. Os estúdios (supracitados) são conhecidos por terem uma riqueza de capital humano, composto por desenvolvedores de empreendimentos, empreendedores residentes, pessoal de nível C e equipe de suporte interno.

Geralmente, os Venture Studios oferecem uma variedade de suporte interno diversificado e recursos terceirizados que incluem:

Enquanto os fundadores se concentram na construção de um produto, o estúdio os apoia de outras maneiras. As operações diárias são realizadas pelos operadores experientes do estúdio: profissionais de marketing, designers, especialistas em finanças, recrutadores e muito mais.

As startups cofundadas por Venture Studios crescem mais rapidamente e proporcionam melhores retornos aos investidores. Em média, essas startups têm uma taxa interna de retorno (TIR) de 53%. Compare isso com a média de startups que não são estúdios, que fica em 21%.

Parcerias corporativas com Venture Studios

Como uma máquina de construção de empresas, os Venture Estúdios combinam efetivamente o caráter disruptivo de uma startup com a estabilidade necessária de uma equipe experiente. Isso torna os estúdios uma opção atraente para corporações que desejam desenvolver parcerias estratégicas com pioneiros em inovação.

Como um novo modelo de empreendedorismo, os estúdios são ágeis, têm maior acesso ao talento dos fundadores e ajudam as empresas a explorar áreas de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em uma fração do tempo e do custo.

Os Venture Studios estão em melhor posição para aproveitar a tecnologia para recalibrar o modelo de negócios existentes de uma empresa ou inventar novos. Cerca de 95% das grandes organizações com um programa de inovação estrutural investem em incubadoras de tecnologia, 90% dessas organizações trabalham diretamente com pequenos fornecedores de nicho ou startups e 84% usam a aquisição de startups ou pequenos fornecedores para promover a inovação.

Os Venture Studios atuam como uma espécie de laboratório de inovação terceirizado com uma perspectiva de mercado diversificada. Especialmente em tempos economicamente incertos, as prioridades das organizações geralmente se aproximam do sucesso comercial de curto prazo, em parte para garantir a sobrevivência. A parceria com esse modelo de estúdio permite que as organizações identifiquem oportunidades que, de outra forma, teriam perdido. Isso permite que um ecossistema floresça onde parceiros e startups co-desenvolvam soluções e se beneficiem de uma situação ganha-ganha.

As organizações que veem as parcerias com o Venture Studio além da oportunidade de relações públicas, desenvolverão experiências e eficiências únicas que lhes conferem uma vantagem competitiva. As empresas que usam a coinovação para melhorar as operações de negócios como parte da cultura organizacional se beneficiarão significativamente.

Futuros Fundadores: Além dos 90%

A razão principal pela qual as empresas falham é devido ao fato de que não há fit de mercado. Os Venture Studios desafiam a premissa de que o fracasso é o padrão, aumentando substancialmente as chances de sucesso da startup.

Com mais Venture Studios surgindo, a concorrência do ecossistema está aumentando em termos de como essas organizações obtêm ideias, atraem talentos, se diferenciam e expandem sua rede global. Atualmente, existem 582 milhões de empreendedores no mundo que tornam o ecossistema de empreendimentos maduro para estúdios de Venture em busca de fundadores financiáveis.

À medida que o modelo de Venture Studio amadurece, surgirão formas ainda mais inovadoras de construir, crescer e investir em novas startups atraentes. Ao oferecer aos aspirantes a fundadores todo o escopo de kits de ferramentas de desenvolvimento, orientação, financiamento e o selo de qualidade da inovação. Os Venture Studios estão em uma trajetória ascendente para capacitar um mundo mais próspero, sustentável e democratizado.

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Se este conteúdo foi relevante para você e despertou interesse em falar mais sobre ele, sinta-se à vontade para refletir junto com nosso Cofundador e CPO da DIWE Eduardo Fonseca.