Por que o intraempreendedorismo pode tornar sua empresa inovadora?

DIWE
November 8, 2022
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06 minutos
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Inovação Corporativa

Em um cenário de mudanças repentinas de necessidades e desejos dos usuários, as empresas enfrentam o desafio de identificar as lacunas para não ficar em desvantagem em um mercado tão competitivo.

A partir do relacionamento entre corporações e startups, as grandes empresas passaram a ter mais contato com iniciativas intraempreendedoras e observaram como essas ações são relevantes. As corporações identificaram que captar ideias na área de inovação poderia ser um projeto interno.

Com o devido aproveitamento dos recursos humanos da empresa que, naturalmente, são pessoas com maior facilidade de identificar os gaps no fluxo de trabalho, se capacitadas sobre as novidades que o mercado oferece, os funcionários podem ser os talentos para posicionar as empresas em lugares de destaque no mercado. 

Seria então o intraempreendedorismo um dos caminhos para revolucionar os negócios e proporcionar a ampliação de ideias inovadoras, dentro das corporações?

Entenda melhor os conceitos, as vantagens e veja alguns exemplos em que o intraempreendedorismo mudou os negócios da empresa. Boa leitura!

O que é intraempreendedorismo?

O Intraempreendedorismo consiste em possibilitar a prática de empreender dentro da empresa na qual se é funcionário. A empresa organiza uma forma de estimular os funcionários a explorar a criatividade a fim transformar ou criar produtos, serviços ou rotinas no tangível a inovação. É comum vermos a expressão “empregado com postura de dono” como definição de intraempreendedor.

O termo surgiu em 1978, a partir da tradução da palavra em inglês Intrapreneuring. Neste período, os americanos Gifford Pinchot III e Elizabeth Pinchot escreveram um artigo falando sobre o tema. Anos depois, em 1985, Pinchot III lançou o livro chamado “Intrapreneuring: Why you don't have to leave the corporation to become an entrepreneur”, para aprofundar o conceito sobre o assunto. 

O autor acabou se tornando referência em intraempreendedorismo e diversas frases de suas obras são usadas como guia para a temática.

Empreendedor e Intraempreendedor: qual a diferença?

Uma confusão, natural pelas palavras serem muito parecidas, é achar que empreendedor e intraempreendedor possuem a mesma definição. No discurso de algumas empresas, achamos alguns termos como empreendedor interno ou empreendedor corporativo, que seria o mesmo que intraempreendedor.

Para explicar melhor a diferença entre empreendedor e intraempreendedor vamos para um exemplo prático. O banco digital Nubank surgiu a partir de uma experiência traumática. Quando o colombiano David Vélez tentou abrir uma conta em um banco em São Paulo, o ambiente de agência bancária com filas, senhas e portas com detector de metais não agradou muito a David. A partir deste fato, o colombiano dedicou esforços para criar um banco digital e lançou o famoso cartão “roxinho” sem anuidade. Sendo assim, ele se tornou um empreendedor.

Agora, se David Vélez fosse funcionário de um banco e tivesse utilizado sua experiência ruim para transformar ou criar um novo produto e, até mesmo, alterar a operação da empresa em que trabalha, por meio de programas internos da organização, esta sim seria uma ação intraempreendedora.

O intraempreendedor não precisa abrir o seu próprio negócio para transformar grandes ideias em algo real e lucrativo. Os benefícios para esse funcionário em se tornar um intraempreendedor é que ele conta com a estrutura e recursos corporativos (de pessoal e financeiro), com o objetivo de maturar o projeto. Quando a pessoa escolhe em não abrir a própria empresa e se torna um intraempreendedor escapa dos riscos existentes quando se tenta posicionar uma nova empresa no mercado.

Um site americano Key Differences criou uma tabela comparativa com os pontos distintos.

Diferenças entre empreendedor e intraempreendedor

Quais as vantagens de estimular o intraempreendedorismo para os negócios?

Estimular o intraempreendedorismo não é realizar concursos de inovação onde cada funcionário apresenta seu projeto, os três primeiros lugares ganham um prêmio e finaliza a ação com todas as ideias arquivadas.

Claro que o convite para desafios internos é uma boa forma para despertar intraempreendedores, porém a forma como esse programa é conduzido não se resume a arquivar ideias e sim trabalhar com elas. Por meio da conexão com times de inovação, o intraempreendedor tem seu potencial explorado. Estes times podem ser internos ou até mesmo externos. São eles que recebem as ideias ou o projeto, estruturam, rodam experimentos e põem em prática as metodologias apropriadas.

Mas qual seria a verdadeira vantagem de aderir a esses programas de intraempreendedorismo, se um funcionário pode ser “desviado” das suas atividades enquanto acompanha os testes e a aplicação de suas ideias na organização?

Os pontos a seguir são para apontar algumas vantagens.

Funcionários com Autonomia e Liberdade

As empresas que estimulam o intraempreendedorismo permitem que seus funcionários tenham maior interação com as tendências do mercado. O funcionário não se sente oprimido em manifestar suas propostas de inovação, pois sabe que faz parte da cultura organizacional permitir a autonomia e liberdade.

Não adianta ter Funcionário Insatisfeito

Imagina que um funcionário tenha alguma função que o permite ter acesso aos clientes. Ele ouve constantemente os usuários expressarem a mesma dor. O funcionário já apresentou uma solução para o problema, ganhou prêmio como o Projeto Inovador, mas nunca foi tomada nenhuma ação a fim de curar aquela dor do usuário. Enquanto isso, o funcionário permanece ouvindo aquela queixa. Será que o funcionário vai trabalhar satisfeito?

Possibilidade de Crescimento Interno

A pessoa que elabora um projeto, acaba tendo espaço para interagir com outras áreas que, provavelmente, ela não se relacionava antes. Aos poucos, essa pessoa pode revelar uma habilidade importante para a área de inovação, por exemplo. Ou a própria característica criativa pode ser um talento fundamental para um cargo mais elevado. Este espaço para crescimento interno do funcionário acaba sendo um braço de suporte para a empresa na busca por bons talentos no mercado.

A concorrência deseja o seu Profissional

O intraempreendedor pode ser uma pessoa que tem o perfil profissional desejado pelos concorrentes e está sendo minado pela falta de espaço dentro da empresa que trabalha atualmente. É melhor que a organização descubra as habilidades dessa pessoa enquanto for seu funcionário, que esperar ele achar o espaço e ser revelado dentro da concorrência. 

A empresa inova

É uma excelente oportunidade da empresa sair da zona de conforto e impulsionar a inovação, sem necessidade da contratação de uma empresa para isso, podendo reduzir os custos do processo.

Como a liderança pode estimular o intraempreendedorismo?

Dificilmente um funcionário vai sugerir uma ação inovadora em uma empresa que não tenha uma cultura de abertura para essas propostas. Por isso, é uma atribuição das lideranças conhecer como estimular o intraempreendedorismo pode ser o caminho para conhecer ideias inovadoras para transformar o seu negócio.

  • Estruture um Programa de Intraempreendedorismo. Indique aos funcionários quais os caminhos para que eles possam expor suas ideias. Mostre que existe um processo transparente e que eles não precisam ficar receosos em sugerir projetos, por mais diferente que possa parecer. Além disso, em um programa contínuo, as pessoas mais tímidas e criativas estarão mais motivadas ao perceberem como as pessoas que participam do programa se sentem confortáveis e não constrangidas.
  • Dissemine conhecimentos. Com o compartilhamento de conteúdos sobre inovação, tecnologias e mercado. Além de transmitir informações a respeito do posicionamento, produto e serviço da corporação. Tudo isso permite que os funcionários entendam a importância das suas atividades, sintam a valorização do trabalho que executam e entendam a movimentação do mercado para que possam despertar para novas possibilidades.
  • Identifique os profissionais. Um profissional intraempreendedor possui características que podem se destacar. Um perfil colaborativo, criatividade nas soluções dos problemas, consegue aprender com os erros e proatividade são algumas delas. Mas cabe ao líder, observar a equipe e as qualidades de cada um do time.

Intraempreendedorismo e o Corporate Venture Builder (CVB)

Diferentemente de programas de inovação como o Corporate Venture Capital (CVC), Aceleração e Joint Venture, dentre outros com esse mesmo perfil, que são ações de inovação no sentido de fora para dentro das empresas, o intraempreendedorismo possui o fluxo inverso, de dentro para fora.

O Corporate Venture Builder é um veículo de inovação que funciona no mesmo sentido do intraempreendedorismo. Ele se estrutura internamente na organização, utilizando metodologias, a fim de validar hipóteses de inovação, com base em estratégias estabelecidas pela governança. Para não afetar a rotina operativa, o CVB opera isolado ao core business.

Uma das formas de entradas das hipóteses apresentadas é através do intraempreendedorismo. Os projetos apresentados em programas contínuos são trabalhados nesta área da corporação.

Casos reais de intraempreendedorismo

Quando vemos os exemplos de intraempreendedorismo, temos certeza que não estamos falando somente de criar um novo produto ou serviço. Ele pode impactar na mudança de mercado ou funcionalidade de uma tecnologia.

Talvez pelo Google ser um exemplo de empresa descentralizada e aberta, o caso do Gmail seja mais comentado sobre intraempreendedorismo. A empresa permite que seus funcionários dediquem parte do tempo a projetos não propriamente associados a sua área de atuação.

O Gmail foi criado a partir da observação das deficiências dos serviços de webmail da época e não demorou muito tempo para que os usuários aderissem ao serviço.

O Playstation é um outro exemplo bem conhecido, o intraempreendedorismo surgiu dentro da empresa japonesa Sony. A empresa não tinha o ramo dos videogames em seu portfólio. Mas através de investidas de líderes da empresa em ideias de um dos funcionários, a Sony conquistou o mercado nesse setor.

Outro caso curioso é o da 3M. A empresa também é conhecida por estimular seus funcionários a dedicarem uma parte do tempo para projetos de inovação. Os conhecidos Post-its surgiram através de pesquisa para aplicação do adesivo como tecnologia aeroespacial.

Esses exemplos inspiradores revelam como ideias, muitas vezes, distantes da realidade atual da empresa, podem ser o diferencial do futuro e tornar-se a grande fonte de receita. Devemos admitir que processo de inovação não é uma tarefa fácil, mas é possível. A Inovação pode ser Incremental, em processos, por exemplo, ou até mesmo Disruptiva. E se você precisa de um time acostumado a trabalhar com metodologias, através de uma cultura de experimentação em um ambiente dinâmico, clique aqui e converse agora mesmo com um Diwer. Nós podemos ajudar você a Inovar o seu Negócio!