Corporate Venture: O Guia Definitivo

DIWE
September 16, 2022
-
20 minutos
-
Inovação Corporativa

O artigo que você vai ler agora foi originalmente escrito por Ritza Suazo e publicado por Bundl com o título original: Corporate Venturing: The Ultimate Guide. A tradução do conteúdo tem o objetivo de fornecer uma visão privilegiada sobre a nova economia, inovação e qual percepção diversos países têm a respeito dos termos e conceitos apresentados. Boa leitura!

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Seu guia definitivo para entender o que é o corporate venture e como você pode usá-lo para acelerar a inovação e o crescimento.

Conhecimento » Guias » Corporate Venture

Este guia prático e fácil de usar lhe dará o insight, a inspiração e os recursos necessários para levar sua estratégia de corporate venture para o próximo nível.

Sumário

  1. Corporate venture: uma introdução
  2. O que é o corporate venture?
  3. Vencendo as startups em seu próprio jogo.
  4. Como o corporate venture impulsiona a inovação corporativa?
  5. Quais são os benefícios do corporate venture?
  6. Quais são os desafios do corporate venture?
  7. 2 exemplos vencedores de corporate venture.
  8. Quais tipos de ferramentas de corporate venture existem?
  9. Como escolher a ferramenta certa de corporate venture.
  10. Incubadoras corporativas vs corporate ventures.
  11. Como escolher o tipo correto de entidade para seu corporate venture.
  12. Empresas que usaram o corporate venture para explorar o D2C.
  13. E se meu corporate venture falhar?
  14. Corporate venture como parte de sua estratégia de inovação.

1. Corporate venture: uma introdução

Novas startups estão surgindo todos os dias, trazendo novo valor ao mercado e abalando o status quo com inovações impressionantes, novas tecnologias e novos modelos de negócios. As mudanças geracionais no poder de compra, juntamente com as mudanças relacionadas ao COVID-19 no comportamento do consumidor, estão transformando ainda mais o cenário, resultando em:

  • Desconfiança de grandes empresas
  • Preferência por compras online sem complicações
  • Diminuição da resposta à publicidade tradicional

As corporações, por sua vez, estão olhando para além de suas bolhas para novas maneiras de: 

  • Acompanhar o ritmo desafiador
  • Solidificar suas posições como líderes de mercado
  • Preparar seus negócios para o futuro

O Corporate venture é uma estratégia poderosa que as empresas podem alavancar para atingir esses objetivos.

2. O que é o corporate venture?

O corporate venture é uma estratégia comprovada de inovação e crescimento em que uma empresa maior e mais estabelecida entra em uma joint venture com uma ou mais startups pequenas e inovadoras. O objetivo de um corporate venture é alavancar efetivamente os ativos da empresa para desenvolver produtos e/ou serviços inovadores.

Entrar em um corporate venture pode ajudar organizações estabelecidas a explorar novos mercados, testar novas tecnologias, experimentar novos modelos de negócios e criar novos fluxos de receita – tudo isso com uma fração do risco.

3. Vencendo as startups em seu próprio jogo.

A fórmula das startups claramente funciona, como evidenciado por alguns dos contos mais populares que servem de advertência. Por exemplo: Airbnb vs. cadeias de hotéis tradicionais, Uber vs. indústrias de táxi e aluguel de carros, Amazon vs. indústria de varejo, e a lista continua. Então, as grandes empresas deveriam esperar pela próxima startup unicórnio aparecer e roubar sua participação de mercado?

A resposta é um definitivo e resoluto não.
O corporate venture pode ajudar a alavancar seus ativos, alcançar novos mercados, descobrir novas tecnologias e adaptar sua estratégia principal para melhor atender aos desafios de mercado atuais.

4. Como o corporate venture impulsiona a inovação corporativa?

 

Para responder a essa pergunta, listamos alguns dos desafios de inovação mais comuns dos dias de hoje e como você pode usar o corporate venture para superá-los:

1. Falta de agilidade.

Todos querem ser os primeiros a aproveitar as novas oportunidades de crescimento (ou seja, adotar uma nova tecnologia ou modelo de negócios ou lançar uma nova oferta), deixando os concorrentes comendo poeira. Isso pode ser um desafio para corporações com regras e hierarquias tão rígidas que impedem que novos conceitos saiam da proverbial prancheta.

Como o corporate venture pode ajudar?

O corporate venture ajuda as empresas a contornar todas as regulamentações e altas cadeias de comando investindo em empreendimentos independentes. Isso permite que elas experimentem novas tecnologias, ofertas e modelos de negócios, de forma rápida e eficiente, da mesma forma que as startups fazem.

2. Acesso limitado a novas tecnologias.

Testar novas tecnologias é difícil dentro das corporações por causa de seu tamanho e dos riscos potenciais envolvidos em fazer grandes mudanças dessa escala.

Além disso, muitas corporações carecem de know-how, iniciativa e exposição a tecnologias que podem potencialmente revolucionar seus setores. É uma enorme oportunidade perdida que os pequenos players podem explorar para roubar participação de mercado e obter uma vantagem competitiva.

Como o corporate venture pode ajudar?

As startups são conhecidas por acessar, utilizar e produzir tecnologias de última geração. As corporações que constroem suas próprias startups têm acesso direto a esses novos avanços tecnológicos, que podem ser aproveitados para ficar à frente das startups concorrentes.

3. Experiências do cliente datadas.

O que as pessoas consideram uma boa experiência do cliente está mudando tão rapidamente quanto os mercados. Os clientes estão valorizando menos os produtos e se inclinando mais para empresas que oferecem experiências memoráveis. Isso está se tornando uma tendência cada vez mais significativa à medida que as gerações mais jovens ganham poder de compra (por exemplo, a geração Z).

Como o corporate venture pode ajudar?

As startups corporativas são uma ótima maneira de experimentar novas experiências do cliente sem prejudicar sua marca. Sua natureza pequena e flexível permite que elas testem diferentes estratégias de marketing de crescimento, branding e vendas para identificar rapidamente o que funciona e eliminar o que não funciona.

4. Problemas para acessar novos mercados.

Grandes empresas que foram bem-sucedidas atendendo às demandas tradicionais dos clientes podem ter dificuldade em alcançar e se conectar com as gerações mais jovens. Hoje em dia, tudo se trata de ofertas digitais convenientes, experiências personalizadas e uma história que reflete os valores do cliente (por exemplo, minimalismo, sustentabilidade, ser eco-friendly etc.).

Como o corporate venture pode ajudar?

O corporate venture pode ajudá-lo a preencher o vão geracional com novos modelos de negócios, mensagens e ofertas digitais.

5. Dificuldade em testar e validar novos conceitos.

Existem muitas maneiras simples e ágeis de testar novos conceitos, incluindo os testes de fumaça, entrevistas com clientes e pesquisas online. O desafio é que muitas corporações ainda não otimizaram sua abordagem e ainda estão fazendo P&D à moda antiga (por exemplo, com telemarketing). Isso pode ser muito caro e ineficiente.

Como o corporate venture pode ajudar?

Os corporate ventures são uma maneira altamente eficaz de testar novas ideias e conceitos. Eles funcionam como ressoadores, validando novas tecnologias, produtos e serviços em ambientes pequenos e controlados.

5. Quais são os benefícios do corporate venture?

O Corporate Venture é a chave para acelerar a inovação e o crescimento financeiro em um mercado em rápida mudança, impulsionado por startups disruptivas. Nós separamos alguns dos benefícios abaixo:

1. Velocidade

Já passamos por alguns dos fatores que explicam a dificuldade de as grandes corporações inovarem na mesma velocidade que as startups. Os corporate ventures permitem que grandes empresas explorem novas oportunidades com a mesma flexibilidade, autonomia e agilidade das startups.

2. Novas oportunidades de negócios principais

Muitas ideias novas nas corporações são dadas como “irrelevantes porque não é nosso negócio principal”. Isso deixa essas empresas agarradas a ofertas desatualizadas que em breve podem se tornar irrelevantes por conta de startups disruptivas.

3. Uma janela de mercado mais ampla

Ao procurar novas oportunidades de negócios, as empresas são forçadas a aprender sobre mercados novos e emergentes. Isso leva a novos insights que podem ampliar sua visão e fornecer insights que podem ser aplicados ao seu mercado atual - permitindo que você atenda melhor seu cliente de amanhã.

4. Recompensas altas com riscos baixos

O lançamento de corporate ventures permite que as empresas testem novas ideias em um ambiente enxuto e controlado. Isso é consideravelmente menos arriscado do que testar um novo conceito, tecnologia ou modelo de negócios em toda a empresa, o que pode ser caro e prejudicar a marca. Ideias e conceitos que funcionam podem ser escalados rapidamente, e aqueles que falham podem ser encerrados sem nenhum dano real à empresa-mãe.

6. Quais são os desafios do corporate venture?

Quando se trata de corporate venture (ou qualquer estratégia nesse sentido), é imperativo antecipar os gargalos e possuir maneiras de superá-los com eficiência. Para ajudar a fazer isso, listamos alguns desafios comuns de corporate venture e suas soluções simples:

Desafio 1. Escolhendo o empreendimento certo.

Muitas corporações têm dificuldade em identificar os critérios certos para escolher seus empreendimentos. Isso inevitavelmente levará a dificuldades no futuro, como não obter os retornos esperados ou não usar as ferramentas certas para desenvolver o empreendimento.

A solução.

Uma boa regra geral para evitar esse desafio é certificar-se de que seu braço empreendedor esteja focado nos objetivos, metas e recursos de crescimento de longo prazo da empresa. Construa seus critérios de decisão com base nos ativos corporativos que você pode aproveitar para obter vantagem competitiva.

Desafio 2. Equilibrar a velocidade do empreendimento e a governança corporativa.

Os ativos corporativos, como parcerias, experiência, financiamento e outros recursos, são vitais para qualquer corporate venture de sucesso, pois oferecem uma vantagem sobre os concorrentes.

O problema é que nem sempre é fácil alavancar os ativos necessários na velocidade exigida pela startup. Atrasos na governança corporativa podem fazer com que o novo empreendimento perca impulso e não atinja suas metas de crescimento no prazo.

A solução.

A melhor maneira de enfrentar esse desafio é antecipar-se a ele com planejamento e comunicação adequados. Um conselho focado no venture também pode ser de grande ajuda, operando como uma camada adicional em torno da equipe para garantir seu sucesso.

Desafio 3. Usando os incentivos certos.

Empreendimentos bem-sucedidos exigem uma equipe de liderança que seja engenhosa, focada, motivada e, acima de tudo, com mentalidade empreendedora. Eles precisam ter os incentivos adequados para ir além e se sentir genuinamente investidos em seus projetos. Muitas corporações lutam para encontrar os incentivos certos, o que pode ser prejudicial para o sucesso a longo prazo do empreendimento.

A solução.

Evite esse desafio ousando incentivar sua equipe de liderança com o modelo certo de entidade legal e incentivos pessoais. Use modelos de bônus orientados por KPI (Key Performance Indicator, ou, em português, indicador-chave de desempenho) ou ofereça ações de capital.

Desafio 4. Gerenciando dados de clientes.

Os dados do cliente tornaram-se um recurso extremamente precioso. Quando aproveitados de forma eficiente, podem ajudar a personalizar suas ofertas, melhorar a experiência do cliente, aumentar as vendas, conectar-se com seu público-alvo e adicionar recursos úteis aos produtos existentes.

O problema é que mesmo com toda a tecnologia disponível, ainda estamos tendo problemas para coletar, analisar e proteger.

A solução.

Aqui estão algumas dicas úteis para ajudar você a gerenciar os dados de clientes do seu corporate venture:

Saiba o que você deseja obter com os dados.

Aproveite ao máximo seus dados vinculando-os diretamente à sua estratégia. Lembre-se, cada objetivo que você definir em qualquer fase deve ser mensurável.

Faça da segurança uma prioridade.

De acordo com a IBM Security, o custo médio de uma violação de dados de uma empresa globalmente é de US$ 3,86 milhões (sem contar a perda de confiança do cliente). Siga estas etapas para proteger seus dados:

  • Use um Customer Relationship Management (CRM), Customer Data Platform (CDP) ou Data Management Platform (DMP). 
  • Invista em um sistema de backup de dados.
  • Certifique-se de que seus funcionários sejam treinados e certificados para lidar com dados confidenciais (GDPR, sigla para Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados).

Certifique-se de que seus dados estejam atualizados e precisos.

Os bancos de dados de clientes podem ficar rapidamente desordenados, desatualizados e incompletos, levando a conclusões imprecisas durante a análise. Tome medidas para evitar isso.

Desafio 5. Posicionamento do ecossistema.

Um ecossistema de negócios é um conjunto de empresas que se complementam por:

  • Fornecer produtos para quem está no ecossistema.
  • Combinar suas ofertas para criar valor para o cliente. 
  • Fornecer diferentes maneiras de alcançar os clientes. 

O desafio é que pode ser difícil para novos empreendimentos se posicionarem em um ecossistema e colaborar/associar-se/conectar-se nessas redes complementares.

A solução.

Descubra quais objetivos melhor se adequam às capacidades da sua empresa:

  • Seu objetivo é acelerar o crescimento?
  • Criar novas ofertas?
  • Construir soluções de ponta a ponta?

Depois de saber disso, você pode começar a trabalhar em direção aos seus objetivos, estabelecendo as parcerias estratégicas certas e trazendo o talento empreendedor necessário para levar sua agenda adiante.

7. Dois exemplos vencedores de corporate venture.

Para dar uma ideia melhor de como o corporate venture funciona na prática, aqui estão dois exemplos de empreendimentos que estão ajudando suas matrizes a inovar internamente:

1. Heineken’s Beerwulf

Sede: Amsterdam, NL

Setor: Alimentos e Bebidas

Fundação: 2016

Produto principal: plataforma de cerveja artesanal

Funcionários: 51-200

Beerwulf é uma plataforma online projetada e dedicada aos entusiastas da cerveja. Sua missão é fazer com que uma ampla variedade de cervejas artesanais e especiais seja acessível a todos.

O que faz deste um empreendimento bem-sucedido?

Quando se tratava do crescente mercado de cervejas artesanais, a Heineken decidiu facilitar a tendência em vez de combatê-la. Hoje, a Beerwulf é uma próspera plataforma D2C onde os cervejeiros caseiros podem oferecer suas criações ao público usando a infraestrutura e o alcance da Heineken. A plataforma também fornece à Heineken informações sobre as diferentes preferências de seus entusiastas da cerveja.

2. New10 do ABN AMRO

Sede: Amsterdam, NL

Setor: Banco

Fundação: 2017

Produto principal: serviços de empréstimo digital para PMEs

Funcionários: 11-50

A New10 é uma startup de fintech que permite que PMEs e empreendedores obtenham empréstimos online e descubram se eles se qualificam em 15 minutos.

O que faz deste um empreendimento bem-sucedido?

Através do New10, o ABN AMRO experimentou novas tecnologias e aprendeu com um modelo de negócios alternativo sem arriscar muito capital. Isto o levou a:

  • A chance de se adaptar às mudanças nos padrões do mercado de empréstimos comerciais
  • Inovação sem abalar as estruturas internas do banco
  • Acesso a um público-alvo mais amplo.

A plataforma também é um tesouro de informações valiosas, permitindo que o banco aprenda mais sobre as necessidades e preferências de seus clientes.

Para mais exemplos, baixe nosso relatório de 50 corporate ventures.

8. Quais tipos de ferramentas de corporate venture existem?

Há um total de 16 ferramentas diferentes, cada uma ajudando as empresas a acelerar o crescimento e impulsionar a inovação de diferentes maneiras:

1. Corporate venture capital (CVC)

Quando corporações usam investimentos diretos em ações para alvejar startups de interesse estratégico.

2. Mergers & acquisitions (M&A)

Quando empresas estabelecidas compram startups e seus produtos prontos para o mercado para acessar novas tecnologias ou mercados.

3. Aceleradoras corporativos

As aceleradoras corporativas oferecem programas altamente estruturados que normalmente duram cerca de três meses. Esses programas fornecem às startups as instalações, os recursos e o conhecimento necessários para acelerar o desenvolvimento de seus produtos e provar seu valor no mercado.

4. Incubadoras corporativas

Os Programas de Incubadora Corporativa incluem mentoria e serviços de valor agregado para apoiar empreendedores na construção de ideias viáveis e prontas para o mercado. Uma incubadora corporativa começa antes mesmo da ideia ser criada.

5. Venture Studios

Um Venture Studio, startup studio, construtor de empresas ou venture builder é uma estrutura que cria startups com base em recursos compartilhados e uma equipe multidisciplinar. Ele fornece o que é conhecido como “Startup as a Service”.

A Bundl é um excelente exemplo de como funciona um Venture Studio, unindo-se a empresas para criar novos empreendimentos e descobrir novos mercados. Confira nossa página de cases para saber mais sobre como construímos corporate ventures.

6. Parcerias estratégicas

As alianças entre empresas estabelecidas e startups podem assumir muitas formas — incluindo o co-desenvolvimento de produtos e serviços.

7. Hackathons

Um Hackathon é um workshop de foco em que desenvolvedores de software se reúnem para encontrar soluções tecnológicas de forma colaborativa para um desafio de inovação corporativa.

8. Acqui-hiring

Acqui-hiring é o processo de aquisição de uma empresa para recrutar seus funcionários sem necessariamente demonstrar interesse em seus produtos, serviços  ou operação continuada.

9. Compartilhamento de recursos

Um meio de conceder às startups acesso a recursos enquanto as corporações estabelecidas se aproximam do ecossistema empreendedor.

10. Excubadoras

As excubadoras de startups permitem que os Venture Studios usem sua própria equipe externa para realizar projetos de empreendimento em nome de terceiros, indivíduos ou empresas.

11. Empreendedor Residente (Entrepreneur-in-residence - EIR)

Um Empreendedor Residente é um cargo informal e geralmente temporário no braço de corporate venture capital da empresa. O papel de um EIR inclui apresentar às organizações novos modelos de negócios, tecnologias e oportunidades de parceria estratégica. Seu principal objetivo é construir conexões na comunidade de startups.

12. Challenge prize 

Uma competição aberta que se concentra em uma questão específica, oferecendo um incentivo aos inovadores de campo que desenvolvem a melhor solução.

13. Missão de reconhecimento

A empresa estabelecida nomeia um indivíduo dentro de um determinado setor para avaliar oportunidades de inovação em alinhamento com a estratégia corporativa.

14. Jurados de funcionários ou Mentoria de funcionários

O papel desses membros da equipe é principalmente participar de competições de startups e identificar tecnologias emergentes ou modelos de negócios com antecedência.

15. Parcerias entre empresas e universidades

Essas parcerias consistem em uma colaboração entre departamentos corporativos de P&D e pesquisadores universitários para encontrar ideias promissoras para um maior desenvolvimento e investigação.

16. Licenciamento

O licenciamento permite que as corporações apliquem as inovações desenvolvidas por startups em novos mercados, setores da indústria e segmentos de clientes.

9. Como escolher a ferramenta certa de corporate venture.

Agora que você sabe mais sobre suas opções de corporate venture, é hora de identificar quais ferramentas de inovação funcionam melhor para sua organização. Comece identificando os objetivos principais da sua corporação (ou seja, as metas que você deseja alcançar) usando o prático gráfico de objetivos corporativos abaixo:

Ferramentas para o Corporate Venture

Depois de fazer isso, você pode usar o guia abaixo para descobrir qual ferramenta seria mais eficaz para ajudá-lo(a) a alcançar seus objetivos específicos:

Ecossistema

Empresas que buscam um objetivo ecossistêmico precisam de ferramentas que possam criar uma plataforma eficaz para o engajamento de startups. Recomendamos ferramentas como aceleradoras, eventos e compartilhamento de recursos.

Cultura

Sua equipe ou estrutura corporativa não tem uma mentalidade de startup? Para impulsionar o espírito empreendedor dentro do escritório, as empresas devem escolher ferramentas que ajudem a rejuvenescer sua cultura corporativa. Para atingir esse objetivo, recomendamos incubação e compartilhamento de recursos.

Inovação

Se seu objetivo principal é alcançar mercados adjacentes com mudanças modestas, use ferramentas adequadas para inovação incremental. Recomendamos parcerias estratégicas, aceleradoras, incubadoras e Venture Studios.

Novos mercados

Pronto para radicalizar? Se o seu objetivo é aventurar-se fora do seu negócio principal, recomendamos uma ferramenta destinada a buscar novos setores ou grupos-alvo. Investimento de Corporate Venture Capital, M&A e Venture Studios são ótimas opções.

10. Incubadoras corporativas vs corporate ventures.

Muitas empresas iniciam sua jornada de corporate venture construindo um único empreendimento ou configurando uma máquina de venture building, também conhecida como incubadora corporativa. Para ajudar a descobrir qual abordagem é a certa para você, definimos cada ferramenta com mais detalhes e descrevemos algumas de suas vantagens e desvantagens abaixo.

Incubação corporativa

Incubadoras corporativas ou incubadoras internas operam dentro de um ambiente corporativo. Elas alavancam ativos internos, talentos, networks e outros recursos para apoiar os intraempreendedores na construção de novos empreendimentos do zero. A abordagem da incubadora essencialmente cria um framework ou programa para construir um pipeline de novos empreendimentos.

Corporate venture building

Ao invés de construir um programa (como uma incubadora corporativa), essa abordagem se concentra na construção de um único empreendimento. As equipes podem ir direto ao ponto, aprendendo à medida que avançam e atingindo marcos reais muito mais rapidamente (por exemplo, Mínimo Produto Viável, lançamento, dimensionamento etc.). Ela permite que as equipes comecem pequenas e obtenham insights por meio de suas próprias experiências no trabalho.

As vantagens

Apesar de suas muitas semelhanças, essas técnicas abordam o corporate venture de maneiras diferentes. Vamos dar uma olhada nos diferentes benefícios de cada abordagem:

Vantagens de uma Incubadora Corporativa e de Corporate Venture

As desvantagens

Agora, vamos dar uma olhada em algumas das desvantagens de cada abordagem:

Desvantagens da Incubadora Corporativa e do Corporate Venture

Se a sua empresa tem uma ampla experiência empreendedora - iniciar uma incubadora é provavelmente o caminho certo a seguir. Aqui estão apenas algumas das perguntas que você deve considerar:

  • Sua empresa tem alguma experiência em corporate venture?
  • Alguém em sua equipe tem experiência em trabalhar com startups?
  • Existe atualmente algum tipo de processo de corporate venture em vigor (por exemplo, M&A)? 
  • Você desenvolveu algum projeto interno de inovação?

Quanto mais respostas “SIM” você tiver, maiores as chances de você começar com um programa de incubação maior.

11. Como escolher o tipo correto de entidade para seu corporate venture.

As estruturas das entidades podem fazer ou quebrar novos empreendimentos, afetando sua velocidade, desenvolvimento e taxas de sucesso. Escolher a estrutura correta é uma parte crucial do processo, mas pode ser complicado com a lista aparentemente interminável de possibilidades (por exemplo, spin-outs, spin-ins, unidades de negócios etc.).

Nesta seção, focaremos em unidades de negócios e spin-offs, pois são as opções mais comuns para empresas que desejam expandir suas atividades principais para acelerar o crescimento.

O que é uma unidade de negócios?

Uma unidade de negócios é uma unidade totalmente funcional com sua própria visão e direção. Normalmente, as unidades estratégicas de negócios operam como entidades separadas, mantendo-se como parte essencial da estrutura legal da matriz.

O que é uma spin-off?

Uma spin-off refere-se ao processo de criação de uma nova empresa que opera separadamente daquela existente (por exemplo, através da criação de uma subsidiária ou joint venture).

As spin-offs têm ativos próprios e operações comerciais distintas que não estão mais sob o controle da matriz.

Certifique-se de examinar cuidadosamente as características de cada entidade para que você possa tomar uma decisão adequada sobre qual delas se adapta melhor à sua empresa.

12. Empresas que usaram o corporate venture para explorar o D2C.

Com mais pessoas do que nunca comprando on-line e diretamente de fornecedores, fazer um pivô D2C é uma jogada inteligente - e não há melhor momento do que agora para começar a inovar. Experimentar com sua própria startup corporativa é uma maneira de baixo risco de testar como o modelo de negócios D2C pode beneficiar seus negócios.

Para dar uma ideia melhor de como você pode usar o corporate venture para explorar o D2C, aqui estão dois exemplos de líderes da indústria que fizeram exatamente isso:

PepsiCo com a PantryShop

A PantryShop permite que os usuários encomendem kits de lanches com produtos da PepsiCo como SunChips, Quaker Oats, Gatorade e Tropicana. Os kits vêm em diferentes categorias, incluindo Rise & Shine, Protein, Snacking, Workout & Recovery e Family Favorites, e os preços variam de $29,95 a $49,95. O frete grátis é padrão e as compras são otimizadas para dispositivos móveis para fornecer uma experiência perfeita e conveniente ao cliente.

A iniciativa foi levada do conceito à execução em menos de 30 dias, aproveitando os ativos da Pepsico como know-how, estoque, insights de clientes e tecnologia.

Dica importante

A Pepsico percebeu que seus clientes estavam tendo problemas em obter seus produtos quando a pandemia começou - então eles criaram uma maneira de fornecê-los aos clientes diretamente. O modelo D2C forneceu uma estrutura que exigia poucos recursos para atender às necessidades dos clientes com mais eficiência.

L'Oréal com a Color&Co

Color&Co é uma marca de coloração de cabelo D2C que conecta profissionais a clientes por meio de bate-papo por vídeo ao vivo. Cada sessão de cinco a 10 minutos é usada para criar uma cor de cabelo personalizada em casa, que é entregue diretamente na porta do cliente.

Os clientes geralmente têm duas opções dentro do espaço de coloração de cabelo: pagar um preço para ir ao salão premium ou comprar um kit de coloração em casa. A Color&Co oferece aos clientes um meio-termo, para que possam desfrutar de orientação profissional, mesmo que não possam pagar um salão. A coloração em casa também é uma ótima alternativa durante uma pandemia como a do Covid-19 ou se você simplesmente não tem tempo para ir ao salão.

Estilistas profissionais que se inscrevem podem complementar sua renda oferecendo consultas por vídeo em um horário flexível.

Dica importante

Além de criar um canal D2C para a L'Oréal, a Color&Co também traz tratamentos especializados para o consumidor. Sob o slogan: “Acreditamos que todos merecem experiência profissional em coloração de cabelo e atenção individual”, eles estão democratizando os segredos da coloração de cabelo.

13. E se meu corporate venture falhar?

Todos nós já ouvimos a estatística de que 90% dos novos negócios falham logo no primeiro ano por vários motivos:

  • Falta de financiamento
  • Equipes incompatíveis
  • Validação e comprovação inadequadas
  • Marketing inadequado

Mesmo corporate ventures, que têm uma chance significativamente maior de sucesso devido à alavancagem inteligente dos ativos corporativos, não estão imunes à possibilidade - e há muitos exemplos para provar isso.

A boa notícia é que cada fracasso fornece uma variedade infinita de insights, fortalecendo as capacidades, o conhecimento e a experiência de sua empresa e ajudando você a evitar erros prejudiciais no futuro. Em outras palavras, o fracasso pode ser usado produtivamente. O truque é manter suas perdas controladas e pequenas validando constantemente vários elementos usando técnicas de experimentação enxuta. Essa abordagem permite que você falhe e obtenha os insights necessários para tomar decisões importantes: repetir, pivotar ou eliminar.

14. Corporate venture como parte de sua estratégia de inovação.

O corporate venture é uma maneira econômica e eficaz de acelerar o crescimento, criar novos fluxos de receita e inovar:

  • Trazendo uma compreensão mais profunda dos pontos problemáticos e das preferências do cliente.
  • Permitindo que as empresas otimizem seus modelos de negócios e ofertas.
  • Facilitando aplicações prontas para uso para novas tecnologias.
  • Atuando como trampolim para a criação de futuros produtos e serviços.

No entanto, apesar das vastas recompensas, não é um processo isento de riscos e requer planejamento cuidadoso, preparação e uma mentalidade empreendedora para ser executado com sucesso. Trabalhar com as ferramentas, técnicas e parceiros de inovação certos pode ajudar você a superar quaisquer riscos e obter os retornos que procura.

Para mais detalhes, leia o que esses quatro principais especialistas em inovação têm a dizer sobre governança da inovação, organizações ágeis, metas, KPIs e a própria definição de corporate venture.

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Se este conteúdo foi relevante para você e despertou interesse em falar mais sobre ele, sinta-se à vontade para refletir junto com nosso Cofundador e CPO da DIWE Eduardo Fonseca.

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