Era da privacidade: como a proteção de dados gera impactos no marketing digital

DIWE
July 28, 2021
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04 minutos
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Marketing

A proteção de dados se tornou um dos temas mais procurados pelos gestores, motivados pela implementação da LGPD e dos vazamentos, que ocorreram em 2021.Logo em janeiro, mais de 223 milhões de brasileiros tiveram seu CPF, nome, sexo, data de nascimento disponíveis na internet para todos. O responsável, apesar de haver algumas desconfianças, ainda não foi confirmado. Também esse ano, o Facebook sofreu um ataque no qual vazaram mais de 530 milhões de dados dos seus usuários. E esses são apenas dois exemplos que foram bem marcantes, mas há muitos outros!Como consequência, os consumidores estão cada vez mais preocupados e atentos às suas informações pessoais, o que caracteriza a era da privacidade. Além disso, empresas como o Google e a Apple estão promovendo de forma contínua mudanças na sua política de privacidade. Continue lendo para saber mais sobre o impacto da proteção de dados e da LGPD no marketing digital e nos seus processos internos.

A preocupação com os dados pessoais

Segundo uma pesquisa realizada no final do ano passado pela Boa Vista, uma empresa especializada em inteligência analítica, 77% dos consumidores se preocupam com o uso dos seus dados pessoais de forma indevida.Apesar disso, 53% afirmam que não tomam todas as precauções que deveriam antes de fornecer suas informações privadas para uma empresa.Outro dado interessante mostra a insegurança dos consumidores em relação às empresas, uma vez que 88% dizem que não se sentem seguros em passar seu CPF, seja em uma compra ou outra transação.Cerca de 40% afirmam que já foram vítimas de algum tipo de fraude e 90% concordam que seus dados não estão totalmente protegidos.Apesar de essas estatísticas mostrarem que o cenário não é muito positivo, elas também apontam a importância de a sua empresa aumentar a transparência e comprovar que merece confiança.

Como a proteção de dados gera impactos no marketing digital?

A LGPD e a RGPD, a lei europeia relativa à proteção de dados, promoveram algumas mudanças no marketing digital de todo o mundo. O primeiro impacto foi a exclusão dos leads que a empresa não tinha a devida permissão, o que teve sérias consequências para os negócios que não organizavam os contatos e não tinham esse controle. Além disso, também houve a mudança nos sites para adequá-los à lei e evidenciar o consentimento para a coleta, uso e processamento de dados do visitante. Isso deve ocorrer para diferentes processos, como:

  • uso de cookies,
  • formulários em landing pages,
  • formulários para entrar em contato,
  • inscrições em newsletters,
  • criação de anúncios segmentados ou outros processos automatizados.

Caso você ainda não tenha feito essas mudanças, aconselhamos que elas sigam três pilares principais:

Transparência

Ser transparente sobre a coleta, uso e armazenagem dos dados não é apenas uma boa prática, é uma obrigação imposta pela LGPD. Crie uma política e privacidade detalhada e deixe disponível no seu site, de forma bem acessível, sem que o usuário precise clicar em diversas abas ou botões. Caso contrário, isso reduzirá a credibilidade da sua marca e parecerá suspeito. Seja, realmente, verdadeiro e traga todos os detalhes que sejam relevantes para o visitante.

Personalização

Você já deve ter entrado em uma página que, logo ao abrir, há a barrinha pedindo para aceitar ou personalizar os cookies. Essa prática é muito recomendada, uma vez que o visitante pode escolher o que deseja compartilhar com a empresa.E isso não deve ser feito apenas com os cookies, mas com tudo. Ao criar um formulário para landing page, permita que o visitante opte por passar o e-mail ou o celular, por exemplo.

Fácil entendimento

De nada adianta você ser transparente e permitir a personalização se ninguém consegue entender a sua política de proteção de dados. Escreva tudo com termos fáceis e simples de serem entendidos. Caso tenha um assunto mais complexo, dê exemplos ou garanta que ele está bem desenvolvido. Em resumo, a proteção de dados realmente tem impacto no marketing digital, mas, com as devidas adequações, é possível se beneficiar com as mudanças, construindo reputação e autoridade para a sua marca. Se você precisa de ajuda para adequar os seus processos para atender à proteção de dados prevista pela LGPD, entre em contato conosco. Temos um time especializado em tecnologia, que atenderá você com muito prazer.