Era da privacidade: como a proteção de dados gera impactos no marketing digital

DIWE
July 28, 2021
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Marketing

A proteção de dados se tornou um dos temas mais procurados pelos gestores, motivados pela implementação da LGPD e dos vazamentos, que ocorreram em 2021.Logo em janeiro, mais de 223 milhões de brasileiros tiveram seu CPF, nome, sexo, data de nascimento disponíveis na internet para todos. O responsável, apesar de haver algumas desconfianças, ainda não foi confirmado.Também esse ano, o Facebook sofreu um ataque no qual vazaram mais de 530 milhões de dados dos seus usuários.E esses são apenas dois exemplos que foram bem marcantes, mas há muitos outros!Como consequência, os consumidores estão cada vez mais preocupados e atentos às suas informações pessoais, o que caracteriza a era da privacidade. Além disso, empresas como o Google e a Apple estão promovendo de forma contínua mudanças na sua política de privacidade.Continue lendo para saber mais sobre o impacto da proteção de dados e da LGPD no marketing digital e nos seus processos internos.

A preocupação com os dados pessoais

Segundo uma pesquisa realizada no final do ano passado pela Boa Vista, uma empresa especializada em inteligência analítica, 77% dos consumidores se preocupam com o uso dos seus dados pessoais de forma indevida.Apesar disso, 53% afirmam que não tomam todas as precauções que deveriam antes de fornecer suas informações privadas para uma empresa.Outro dado interessante mostra a insegurança dos consumidores em relação às empresas, uma vez que 88% dizem que não se sentem seguros em passar seu CPF, seja em uma compra ou outra transação.Cerca de 40% afirmam que já foram vítimas de algum tipo de fraude e 90% concordam que seus dados não estão totalmente protegidos.Apesar de essas estatísticas mostrarem que o cenário não é muito positivo, elas também apontam a importância de a sua empresa aumentar a transparência e comprovar que merece confiança.

Como a proteção de dados gera impactos no marketing digital?

A LGPD e a RGPD, a lei europeia relativa à proteção de dados, promoveram algumas mudanças no marketing digital de todo o mundo.O primeiro impacto foi a exclusão dos leads que a empresa não tinha a devida permissão, o que teve sérias consequências para os negócios que não organizavam os contatos e não tinham esse controle.Além disso, também houve a mudança nos sites para adequá-los à lei e evidenciar o consentimento para a coleta, uso e processamento de dados do visitante.Isso deve ocorrer para diferentes processos, como:

  • uso de cookies,
  • formulários em landing pages,
  • formulários para entrar em contato,
  • inscrições em newsletters,
  • criação de anúncios segmentados ou outros processos automatizados.

Caso você ainda não tenha feito essas mudanças, aconselhamos que elas sigam três pilares principais:

Transparência

Ser transparente sobre a coleta, uso e armazenagem dos dados não é apenas uma boa prática, é uma obrigação imposta pela LGPD.Crie uma política e privacidade detalhada e deixe disponível no seu site, de forma bem acessível, sem que o usuário precise clicar em diversas abas ou botões. Caso contrário, isso reduzirá a credibilidade da sua marca e parecerá suspeito.Seja, realmente, verdadeiro e traga todos os detalhes que sejam relevantes para o visitante.

Personalização

Você já deve ter entrado em uma página que, logo ao abrir, há a barrinha pedindo para aceitar ou personalizar os cookies. Essa prática é muito recomendada, uma vez que o visitante pode escolher o que deseja compartilhar com a empresa.E isso não deve ser feito apenas com os cookies, mas com tudo. Ao criar um formulário para landing page, permita que o visitante opte por passar o e-mail ou o celular, por exemplo.

Fácil entendimento

De nada adianta você ser transparente e permitir a personalização se ninguém consegue entender a sua política de proteção de dados.Escreva tudo com termos fáceis e simples de serem entendidos. Caso tenha um assunto mais complexo, dê exemplos ou garanta que ele está bem desenvolvido.Em resumo, a proteção de dados realmente tem impacto no marketing digital, mas, com as devidas adequações, é possível se beneficiar com as mudanças, construindo reputação e autoridade para a sua marca.Se você precisa de ajuda para adequar os seus processos para atender à proteção de dados prevista pela LGPD, entre em contato conosco. Temos um time especializado em tecnologia, que atenderá você com muito prazer.