O que é inovação? Definição, tipos de inovação e com tornar uma empresa inovadora

DIWE
November 4, 2023
-
08 minutos
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Inovação Corporativa

Lembra daquele tempo em que para fazer uma ligação era preciso ter fichas telefônicas e as pessoas usavam os telefones públicos? Lembra ainda que as chamadas tinham um limite em minutos? Esgotado o tempo, a ligação caía e você precisava ter mais fichas para retornar a ligação.

Ou talvez você seja do tempo em que as pessoas usavam cartões telefônicos, pré-pagos. Também eram usados em telefones públicos, mas eles eram removidos após a ligação. Caso tivessem alguns minutos restantes, eles poderiam ser usados em outras ligações, por diversas vezes. Após zerados os minutos, os cartões inutilizados se tornavam objeto de coleção.

Ou, quem sabe, isso tudo você nunca ouviu falar! Afinal, a realidade atual é bem diferente. Por ironia do destino, realizar uma ligação ficou muito mais fácil, pela facilidade em se obter um celular, mas adivinhem só?! As pessoas não gostam muito de realizar ligações. Todavia, estão constantemente conectadas e falando com várias pessoas ao redor do mundo, seja por reuniões através de vídeo (WhatsApp, Google Meet ou Teams) ou conversas de aplicativos e redes sociais.

Todas essas transformações que observamos nos últimos 35 anos (apenas) são fruto de algo chamado INOVAÇÃO! E é sobre isso que vamos falar nesse artigo.

O que é inovação?

Em linhas gerais, podemos dizer que inovação é um processo de transformação inerente em ambientes empresariais, que conduzem as empresas a soluções de problemas e crescimento.

Um dos mais importantes economistas do início do século XX, Joseph Alois Schumpeter, diz que a inovação está relacionada ao desenvolvimento econômico e o fortalecimento das empresas. Seguindo este raciocínio, Schumpeter criou o conceito de “destruição criativa”. O termo se traduz como uma transformação/inovação em produtos ou serviços dos quais leva empreendimentos inovadores a “destruir” empresas ou modelos de negócios ultrapassados.

O economista aponta que a inovação corporativa ocorre devido a algumas situações. Uma delas seria que as empresas, a cada intervalo de tempo, têm necessidade de encontrar possibilidades variadas e mais vantajosas dentro da própria área de atuação. Isso considerando do ponto de vista econômico. Ou seja, as empresas precisam encontrar formas de se destacar, estar a frente, da concorrência.

Outra abordagem interessante de destacar sobre o tema é a diferença entre inovação e novidade. A novidade é de fato uma mudança, uma transformação, algo novo no produto, serviço ou processo. Mas a novidade apenas poderá ser nomeada como inovação, a partir do momento que aquela transformação afeta o ponto de vista econômico. Em outras palavras, gera retorno financeiro.

No livro “A economia da inovação industrial”, o autor, Chris Freeman mostra a distinção dessas palavras.

Agora, saindo da parte conceitual e trazendo para a realidade, a palavra inovação assusta por trazer a memória algo complexo e extremamente tecnológico. Mas calma, que não é bem assim!

A tecnologia é sim uma aliada indispensável no processo de inovação. O uso da tecnologia pode ser aplicado na fabricação de produtos, no desenvolvimento de um serviço, na otimização dos processos ou na forma como a empresa se comunica com os fornecedores, parceiros e clientes.

Entretanto, a inovação empresarial não se inicia a partir de um alto investimento em tecnologia, e sim na mudança de mentalidade. Identificar os tipos de inovação é o primeiro passo para quem deseja conhecer a inovação de um perspectiva simples ou até mesmo complexa.

Tipo de Inovação

Partindo de um recorte da inovação corporativa, percebemos que ela pode ser aplicada em diferentes frentes. A inovação pode ser parte de um produto, serviço, processo, modelo de negócio, utilizando novas tecnologias ou tecnologias existentes. São muitas possibilidades.

Não existe um manual que explica qual o primeiro tipo de inovação pode ser adotado. Mas pelas experiências das empresas conhecidas como inovadoras no mercados, percebemos que é natural adotar mais de um frente de inovação ao mesmo tempo, desde que a empresa tenha maturidade para conduzir os processos.

Os tipo de inovação se articulam dentro dos três modelos de Horizontes de Inovação.

Embora tenham mais definições apontadas por empreendedores, existem três principais tipos de inovação nos negócios, que são eles:

Inovação Incremental

Sabe aquele produto que você achava bom, mas percebeu que sofreu melhorias ao ponto de ficar ainda melhor? Isso é um sinal que certamente esse produto passou por uma inovação incremental. Aperfeiçoou algo já comercializado.

A inovação incremental é aquela que ocorre oferecendo soluções de melhoria para o produto ou serviço existente. O objetivo é oferecer maior valor no mercado. A inovação incremental é um processo de melhoria contínua, em que o foco é fazer a empresa performar melhor dentro do espaço que ela está ambientada.

Por envolver baixo custo e pouco avanço tecnológico, esse é o tipo de inovação mais comum.

Mesmo em empresas que adotam outro tipo de inovação, a inovação incremental continua sendo importante para a marca não perder o espaço que ela já conquistou. 

Inovação Disruptiva

O conceito de inovação disruptiva surgiu na década de 1990, criada por Clayton Christensen, professor da Harvard Business School (HBS). Christensen desenvolveu estudos empíricos a fim de mostrar como estratégias inovadoras poderiam ser bem-sucedidas.

Diferentemente do que vemos em inovação incremental, a disruptiva inclui maior envolvimento tecnológico. Funciona da seguinte forma: uma empresa inovadora oferece uma alternativa mais prática, eficiente e acessível ao usuário para consumir o produto ou serviço que ele já utiliza.

Normalmente, são vistas como disruptivas as empresas: Netflix, Spotify e Quinto Andar. Essas companhias pegaram um mercado existente e, por meio da tecnologia, facilitaram a utilização do usuário.

A inovação disruptiva pode afetar profundamente o comportamento do consumidor. Como ocorreu após o surgimento do serviço de streaming da Netflix. A facilidade de assistir vídeos por um serviço de assinatura tornou a antiga prática de locação de filmes obsoleta.

Inovação Radical

Por vezes, a inovação disruptiva e radical são confundidas. Em ambos os casos, a inovação ocorre com forte base tecnológica. Entretanto, a inovação radical se aventura por novos mercados, se afastando do core business. Por isso, possui alto nível de risco, pela incerteza se existe uma demanda.

No livro, A estratégia da Inovação Radical, o autor diz que “quanto mais distante do negócio principal da empresa for o novo negócio, maiores são as chances de que os anticorpos da inovação o ataquem”. E é com base nesse princípio que a inovação radical se sustenta.

Outras possibilidades de inovação

Além desses tipos apresentados, a inovação pode ocorrer por dois caminhos:

Inovação aberta (Open Innovation) - O conceito surgiu em 2023, por meio do livro “Open Innovation: The New Imperative Creating and Profiting from Technology”, do pesquisador americano Henry Chesbrough.

A inovação aberta nasceu como uma solução para as organizações que entendiam a necessidade de inovar, mas não identificavam o caminho para alavancar essa oportunidade.

A inovação aberta consiste na busca por parceiros externos que possam auxiliar no processo de inovação. Veja abaixo alguns exemplos de como pode ocorrer a inovação aberta:

  • Buscar parceiros estratégicos, agências ou consultorias para desenvolver novas iniciativas de inovação;
  • Fazer parte de iniciativas do poder público;
  • Incorporar atividades de uma startup como parte de um processo interno da empresa. Como por exemplo a contratação de uma startup da área de HR Tech. Ou seja, empresas que incorporam tecnologia e inovação para ofertar soluções relativas à gestão de pessoas.

Inovação fechada - A inovação fechada nada mais é que inovar com as próprias mãos. Nesse modelo de inovação a empresa executa os processos de transformação dentro da sua estrutura interna.

Geralmente, a inovação fechada é conhecida por ter menor custo, mas não quer dizer que não haverá investimento. Ela exige que recursos internos sejam aplicados para o desenvolvimento de processos, testes de experimentos e a seleção de equipes de inovação.

Podemos citar alguns exemplo de inovação fechada como: a criação de um Corporate Venture Building (entenda as diferença do CVB e CVC) e desenvolvimento de programas ou ações de intraempreendedorismo.

A grande vantagem que todos os estudos de inovação nos revelam é a flexibilidade de investir em diferentes frentes ao mesmo tempo. Sem que isso seja prejudicial a saúde do negócio. Muito pelo contrário! As ações multidirecionais são benéficas para a empresa, pois revelam previsões de instabilidade, mudança de comportamento do consumidor e abrem as portas para novas possibilidades.

Primeiros passo para torna a sua empresa inovadora

Como já falamos em outros conteúdos por aqui, inovação não é um grupo profissionais reunidos pensando em algo diferente. Uma empresa inovadora estuda o mercado, as tendências e se preocupa com o crescimento da economia.

A inovação está presente nas mais diversas indústrias. Recentemente, o mundo acompanhou a importância de inovar na área da saúde. As vacinas contra o coronavírus foram desenvolvidas a uma velocidade inimaginável. Três grandes laboratórios fabricaram vacinas com tecnologias diferentes.

E essas vacinas só ficaram rapidamente disponíveis porque outras indústrias também inovaram, como de insumos, de comunicação, de logística, dentre outras.

As empresas que inovam, transformam o hoje para se prepararem para o amanhã. E para dar início a essa jornada, acompanhe abaixo os primeiros passos para tornar um empresa inovadora.

Mudança de mentalidade

Sem dúvidas, a mudança de mentalidade é primordial para a inovação ocorrer eficazmente. Não adianta ter um ou dois líderes a frente de ideias inovadoras. A inovação deve ser o motor que impulsiona a empresa a estar em vantagem competitiva.

Por isso, a mudança de mentalidade exige uma transformação na cultura da empresa. Em um levantamento realizado em 2021, sobre cultura de inovação, um total de 87% dos entrevistados afirmaram que a cultura de inovação é a peça-chave para que inovação se desenvolva.

A implementação de uma cultura inovadora faz com que líderes enxerguem o mundo dos negócios sob uma nova perspectiva.

Programas de intraempreendedorismo

Os programas de intraempreendedorismo são uma excelente opção para estimular a criatividade, dar autonomia e motivar colaboradores. E são essas práticas que ajudam a criar um cultura inovadora, para a mudança de mentalidade, como falamos anteriormente.

Sabemos que esses programas são conhecidos como inovação fechada. Mas isso não quer dizer que o intraempreendedorismo impede a sua empresa de fazer inovação aberta. Muito pelo contrário! A partir do estudo de um experimento, a empresa pode descobrir startups para ser parceira de negócios ou até mesmo identificar oportunidade de atuar em novos mercados.

Metodologias que dão agilidade nas tarefas

Os usuários são influenciados na tomada de decisão a todo o tempo. Somos bombardeados de informações que transformam nossos gostos, hábitos e necessidades. E não tem como frear a velocidade com que isso acontece.

Entretanto, as empresas podem acompanhar essas transformações! Um caminho comumente utilizado pelas empresas inovadoras é adotar metodologias que dão agilidade aos processos, à pesquisa e ao desenvolvimento.

A Metodologia Ágil surgiu para substituir o modelo de gestão tradicional, longo e burocrático. Por isso, hoje é uma das mais conhecidas.

Na DIWE, além de aplicar o pensamento ágil para entregarmos soluções de valor aos clientes - mesmo atuando em um ambiente de incertezas e volatilidade - conseguimos reunir estratégias de marketing, cultura de produtos e tecnologia.

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